História

Em março de 1949, o vereador Orlando Vicente D’angieri, apresentou um projeto de lei de criação da Guarda Municipal de Jundiaí. Porém, houve uma menção do nome ser outro, Polícia Civil Municipal, uma vez que a época, os órgãos policiais, a Força Pública e a Guarda Civil tinham outra denominação e uma estrutura diferente da atual.

O Vereador Lázaro de Almeida, que estava preocupado com a falta de vigilância noturna e com os roubos que assustavam os jundiaienses, apresentou na Câmara Municipal um substitutivo ao projeto que criaria a corporação.

Conta-se que o Vereador Lázaro de Almeida driblou os vereadores que se opunham ao projeto esperando que o líder da oposição saísse para tomar um café e aproveitando-se da ausência dele, somado a isto ao adiantado da hora, 4 horas da madrugada, pediu ao presidente da Câmara que colocasse o projeto de Lei nº 65 em votação. A bancada que participou do projeto votou apressadamente e aprovou a lei. Quando o líder da oposição retornou ficou irritado, dizendo que aquele fato havia sido uma traição.

Criada efetivamente em 24 de novembro de 1949, tendo, portanto como patrono o vereador Lázaro de Almeida a Guarda Municipal de Jundiaí começou as suas atividades com um efetivo de 40 guardas e tendo como seu primeiro Comandante, o ex- vereador Manoel Antiqueira e como Subcomandante, o Sub delegado Sr Joaquim Cardoso.

Atualmente a instituição conta com 450 agentes de segurança pública, entre homens e mulheres.

Ao longo do tempo o trabalho foi ampliado, hoje é subdividida em diversos setores com finalidades específicas e desenvolve inúmeras ações: Grupamento Florestal, Especializadas Canil e Apoio Tático, Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras, Patrulhamento Comunitário – Ronda Escolar, atividades educacionais – LUDICIDADANIA, Patrulha Guardiã Maria da Penha, Programa Centro Seguro e Ponte Segura, proteção ao patrimônio público, rondas diárias 24 horas, dentre outros.

Lendário carro 13 nos anos 50

Lei Municipal n. 6.764 de 08.12.2006