Guarda Municipal de Jundiaí | https://gm.jundiai.sp.gov.br

Monitoramento

O Monitoramento de câmeras da GMJ foi criado em 2007

As câmeras de monitoramento estão instaladas em 187 pontos da cidade (102 fazem parte do Sistema OCR, que realiza a leitura, o reconhecimento ótico dos caracteres das placas dos veículos que adentram e circulam pelo município, registrando irregularidades, principalmente os envolvidos em atividades ilegais, como roubo e furto, ou mesmo os adulterados – dublês). São controladas por profissionais especializados para monitorar um giro de 360 graus e zoom de até três quilômetros, com toda movimentação fiscalizada em tempo real.


Referência no Estado de São Paulo, e também no país – uma vez que o setor recebe com frequência visitantes das muitas regiões com o objetivo de conhecer o sistema –, a Central de Monitoramento Eletrônico de Câmeras da Guarda Municipal de Jundiaí registra há 11 anos, avanços significativos no acompanhamento das ocorrências atendidas na cidade, visando o combate à violência e criminalidade, inclusive as situações envolvendo o trânsito.

Mais do que “vigiar” as entradas e saídas da cidade, próprios públicos e locais com grande circulação de pedestres e motoristas, as câmeras oferecem qualidade de imagem (com perfeita nitidez), alta definição, eficiência e agilidade nas imagens captadas e transmitidas. Sempre atento, o “Olho Vivo” funciona 24 horas, de segunda a segunda, inclusive nos finais de semana e feriados, com profissionais especializados se revezando ininterruptamente, trabalhando de maneira integrada com o Centro de Operações Táticas (COT).

Monitoramento é considerado modelo para o país