Guarda Municipal de Jundiaí | https://gm.jundiai.sp.gov.br

GMJ detém quatro estelionatários que fraudavam cartões da CPTM em Jundiaí

Publicada em 21/03/2025 às 09:22

Por volta das 14h40 desta quinta-feira, 20, a central de rádio “COT” da GMJ solicitou que uma equipe se deslocasse até a estação ferroviária para averiguar quatro indivíduos que estariam próximos à catraca comercializando passagens fraudulentas para acesso à CPTM.

Uma equipe do Apoio Tático (GMs Gasparetto, Marassato, Tartari e Renan) com o apoio das Motos (Douglas e Leme) após a Central de Monitoramento das Câmeras ter flagrado a ação dos indivíduos se deslocaram até a estação e abordou os suspeitos. Durante a abordagem, foram encontrados com quantias em dinheiro, celulares e cartões fraudulentos.

Ao serem questionados sobre a finalidade dos cartões, os indivíduos confessaram que agiam em conjunto, recarregando os cartões de maneira fraudulenta e clandestina, e depois os vendiam para os usuários da CPTM. Um dos suspeitos estava com a chave de um veículo no bolso. Ao ser questionado, informou que o veículo estava estacionado nas proximidades. A equipe se dirigiu até o local e, ao inspecionar o carro, encontrou um notebook com equipamentos para recarga dos cartões, além de R$ 2.000 em dinheiro. Dentro do veículo também foi localizado outro celular e bilhetes de passagens que os suspeitos haviam confessado ter retirado de usuários, trocando-os por passagens no cartão

recarregado.

Eles alegaram que, ao abordarem os usuários, ofereciam trocar o bilhete comprado por um cartão

recarregado. Foram encontrados mais de 30 bilhetes que foram trocados com os usuários.

Os indivíduos receberam voz de prisão e foram conduzidos à central de flagrantes.

Foram apreendidos:

  • 05 (cinco) aparelhos celulares,
  • 01 (um) notebook,
  • 01 (um) dispositivo para colocar créditos nos cartões da SPTrans,
  • a quantia de R$ 2.650,00 (dois mil seiscentos e cinquenta) reais em espécie.

Um dos suspeitos afirmou ser proprietário do veículo e também relatou que utilizava os celulares para fraudar os cartões. No entanto, não quis demonstrar o processo de fraude. Ele mencionou que, além do notebook, usava os celulares para cometer as fraudes.

Constatação

A equipe de fiscalização e prevenção à fraude da São Paulo Transporte S/A foi acionada pela Guarda Municipal para acompanhar a ocorrência em andamento, relacionada à apreensão de 06 cartões de Bilhete Único. Após a análise dos bilhetes apresentados pela Autoridade Policial, foi constatada a origem fraudulenta das recargas dos bilhetes de passagens. Além disso, o representante destacou em seu laudo que o notebook com os terminais não são oficiais da SPtrans, vindo, portanto, de origem clandestina e sendo utilizado para fraudar bilhetes. Os indivíduos foram indiciados e manifestaram o desejo de permanecer em silêncio.

A Autoridade Policial representou pela conversão da Prisão em Flagrante em PrisãoPreventiva, ficando os indivíduos à disposição da Justiça.

O caso foi registrado em boletim de natureza “Estelionato” (art. 171) em detrimento de entidade de direito público ou de instituto de economia popular, assistência social ou beneficência. Crime cometido contra a Administração Pública, direta ou indireta; e “Associação Criminosa” (art. 288).


Leia mais sobre
Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2025/03/21/gmj-detem-quatro-estelionatarios-que-fraudavam-cartoes-da-cptm-em-jundiai/