Ludicidadania forma mais uma turma, desta vez na Emeb Ivo de Bona
Após um ano de atividades com agentes da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) em sala de aula, as sete turmas dos quartos anos da Emeb Ivo de Bona, no Almerinda Chaves, tiveram a sua formatura pelo programa Ludicidadania. A turma animada de cerca de 250 crianças recebeu seus certificados, com a presença dos familiares e amigos, na quadra lotada.
Realizado em parceria da GMJ com a Unidade de Gestão de Educação, o programa consiste na promoção de atividades semanais em sala com a presença de agentes, a fim de estabelecer o diálogo e reflexão, de forma lúdica, sobre temas como cidadania, bullying, respeito, direitos e deveres, sustentabilidade e diversidade.
Acompanhadas dos guardas Douglas Barban, Kleber da Silva, Pedro Furtado, Josiane Macedo e Agnes Cavalcante, que, ao longo do ano mediaram as atividades, as crianças mantiveram a empolgação ao longo da cerimônia, desde a entoação dos hinos Nacional e de Jundiaí, até a entrega dos certificados e de suas apresentações artísticas: o canto coreografado da versão em Português de “Heal the World”, clássico de Michael Jackson, e de Pizzicato, de Léo Délibes; a recitação de poemas de Vinicius de Moraes e Drummond; e, claro, a performance da canção oficial do programa, de autoria de Daniel Roza e Fernanda Sifuentes, do MusicAR-TE da UGE.
Representando o prefeito Luiz Fernando Machado, o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, falou da importância do respeito e cultura de paz. “Somente do ano passado para este, o Ludicidadania saltou de 530 alunos atendidos em seis escolas para mais de 1,5 mil crianças de nove unidades escolares. Quando a GMJ entra na escola com este trabalho magnífico como este, antecipa-se para o presente o cuidado com a segurança no futuro”, reforça o gestor.
O comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno, fez um cumprimento especial às crianças e suas famílias. “Hoje é um dia especial, um dia para vocês, crianças, que são os nossos ‘anjinhos da guarda’. Por isso, aproveito para agradecer vocês, familiares, pelo confiança de deixá-los aos nossos cuidados”.
Já a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, falou da importância da intersetorialidade dos serviços. “O Ludicidadania é mais um exemplo do governo em plataforma do prefeito Luiz Fernando Machado na prática. Pois a vida das pessoas se transforma pela Educação, na escola, mas com as participações de todos os outros serviços e com a adesão das famílias e da comunidade. Esse é um trabalho de excelência, o programa Escola Inovadora e a Cidade das Crianças que queremos”.