Guardas e agentes de segurança pública recebem certificados em curso de Cinotecnia
A Guarda Municipal de Jundiaí realizou, na tarde de quarta-feira (30), no auditório da Escola de Gestão Pública de Jundiaí (EGP), a solenidade de entrega de certificados aos guardas e agentes de segurança pública que realizaram o curso de Cinotecnia – Operadores Cinotécnicos. O curso foi realizado pelo Canil, através da Coordenadoria de Instrução e Formação da GM e teve seu início no dia 03 de novembro.
Cerca de 40 agentes de segurança pública entre eles, peritos criminais e guardas municipais das cidades de Belém do Pará, Poços de Caldas, Bebedouro, Sertãozinho, Sorocaba, Campinas, Tietê, São Roque, Indaiatuba, Louveira, Caieiras, Barueri e de Jundiaí, realizaram em tempo integral o curso com aulas teóricas e práticas na sede da Guarda Municipal no Complexo Fepasa.
“Com carga horária de 160 horas/aula, a Guarda Municipal de Jundiaí através do setor Especializado Canil realizou durante todo esse mês de novembro o Curso de Cinotecnia – que é o estudo, manejo, comportamento e treinamento com cães policiais. Estamos na 3º edição deste curso que é reconhecido nacionalmente na área de segurança pública”, define o subinspetor Daniel da Silva, responsável pelo Canil.
O comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno, destacou a estrutura do Canil e de toda Guarda Municipal nesses 73 anos de existência. “A administração municipal disponibiliza recursos necessários para capacitarmos nossos profissionais. Temos guardas credenciados e preparados para transmitir todo conhecimento aos colegas de outras corporações”, disse Moreno que destacou ainda a participação de outras unidades gestoras da prefeitura que estão auxiliando no abrigo dos guardas municipais vindo de cidades longínquas.
Durante a solenidade, o GCM da cidade de Bebedouro, Rinaldo Giurato, enalteceu o trabalho dos instrutores do Canil durante os quase 30 dias de curso. “É um treinamento intenso e um aprendizado maravilhoso que nós tivemos aqui em Jundiaí. A GM tem uma estrutura fantástica que certamente é referência para outras corporações, disse.
Além dos certificados, foi entregue ainda um brevê de operador cinotécnico. O espaço da Base Ecológica na Serra do Japi foi usado para alojamento para os guardas que vieram de outros estados.
Estiveram participando da solenidade, a diretora-presidente da Escola de Gestão Pública, professora Clara Magalhães, os vereadores Antonio Carlos Albino e Madson Henrique, secretários de Segurança Pública de Indaiatuba, Bebedouro, Caieiras, Louveira e Campinas, além de comandantes das Guardas de Sorocaba, Indaiatuba, Tietê, Vinhedo, Campinas, Barueri e Sertãozinho. Familiares dos participantes do curso também estiveram presentes.