Semana da Pessoa Idosa: grupo do Jardim Santa Gertrudes conhece o Canil da Guarda Municipal e interage com os cães
Cerca de dez idosos moradores do Jardim Santa Gertrudes visitaram, na manhã desta sexta-feira (30), o Canil da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), onde, após assistirem ao “dog show”, puderam interagir com os cães. A visita fez parte da programação da Semana da Pessoa Idosa e foi promovida em parceria da Assessoria de Políticas Públicas para o Idoso, da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC); da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGDAS) e do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi).
O grupo de idosos faz parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) da UGADS, que forneceu o transporte dos participantes. O SCFV visa complementar o trabalho preventivo à situação de vulnerabilidade social e, no bairro, é vinculado ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Sul, operacionalizado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) parceira Bom Pastor.
As boas-vindas ao grupo ficou a cargo do subinspetor Carobelli, que fez a apresentação inicial e deu dados importantes sobre o Canil, que atualmente conta com 20 cães – um Bloodhound, um Rottweiler, três Labradores e 15 Pastores Belga-Malinois. “Esta interação com a comunidade é muito importante. Além das apresentações do ‘dog show’ e das visitas que recebemos, o Canil já faz um trabalho com as crianças no Hospital Universitário (HU) pelo Cãoterapia. Com este grupo da melhor idade, fechamos esta esfera de contato com a população. É algo muito salutar para todos os envolvidos”, comentou Carobelli.
Durante a apresentação do “dog show”, conduzida pelo GM Francisco, o grupo acompanhou as demonstrações de obediência a comandos, feitas pelo cão Killer, acompanhado do GM Rufino, e também do GM Marçal, para as demonstrações de mordidas. O grupo assistiu também à demonstração de obediência e saltos com o cão Zeus, que até plantou bananeira e surfou nas costas do GM Sérgio Luís; e viu ainda a demonstração de faro para busca de armamentos, entorpecentes, fugitivos e desaparecidos com o GM M. Silva e a Labradora Pantera, com quem os idosos do grupo puderam interagir ao final da apresentação.
O senhor José Oliveira Honório, de 70 anos, achou a visita aproveitável, em suas palavras. “Em casa temos três cachorros e quando meu filho chega do trabalho, antes mesmo que a gente perceba, os três começam a latir antes mesmo de ele colocar a chave no cadeado para abrir. E hoje aprendi também como lidando com eles com amor e carinho eles obedecem mais aos comandos”.