Guardas em treinamento salvam homem de cometer suícidio

Publicada em 30/11/2021 às 09:55

Um homem de 25 anos, prestes a se suicidar, em Jundiaí, nesta terça-feira (30), foi convencido por guardas municipais do Apoio Tático, a desistir; problemas pessoais e, principalmente a perda da esposa – que faleceu de maneira trágica há cerca de dois meses -, foram os motivos alegados por ele para a decisão extrema de se enforcar.

Segundo informações dos guardas, o homem estava sob uma árvore e já com a corda em volta do pescoço

A equipe formada pelos GMs Molero, Relvy e Furlan estava em treinamento, quando o Centro de Operações Táticas (COT) informou, via rede de rádio, sobre chamado relacionado a uma tentativa de suicídio em andamento. De imediato os guardas se deslocaram ao local , onde foram informados por um homem que seu enteado havia acabado de entrar em uma área de mata, com o intuito de tirar a própria vida.

Rapidamente os guardas entraram na mata para localizar o homem, e o avistaram com a corda no pescoço, amarrada na árvore, prestes a se jogar e direção a um barranco. O GM Molero, então, começou conversar com o rapaz; dando ouvidos a ele, aos seus problemas e conhecendo um pouco sobre sua vida.

Durante o bate-papo (enquanto Relvy e Furlan se posicionavam para segurá-lo, caso ele se jogasse), os agentes souberam sobre a morte da esposa, e que ele é pai de uma menina de 10 anos.

E foi justamente vida da filha, que salvou a sua vida! “A conversa durou cerca de 20 minutos. Na verdade, ele precisava de ajuda. Falamos que o município tem uma rede de apoio, assistente social, psicólogos e médicos e que faríamos contato com os profissionais, para que ele fosse atendido. Convencemos o rapaz que não precisava daquilo, pois ele teria toda a ajuda necessária, pois se de fato cometesse suicídio, para ele seria o fim, mas deixaria pessoas aqui que precisavam dele, como o caso da filha de 10 anos”, relata Relvy.

Já abraçado pelos guardas – também aliviados -, e convencido de que ele e a filha são importantes, um para o outro, o rapaz se emocionou e aceitou a oferta de ajuda. Os agentes então acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que fizeram um pré-atendimento e o levaram ao Hospital São Vicente. A ajuda oferecida já está sendo providenciada.

Colaboração Portal da Cidade

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2021/11/30/guardas-em-treinamento-salvam-homem-de-cometer-suicidio/