De março a junho, GM de Jundiaí recupera 70 veículos com queixas de furto ou roubo
Nos últimos quatro meses ( março à junho ), ou seja, desde a decretação do estado de calamidade pública em Jundiaí, equipes da Guarda Municipal de Jundiaí recuperaram através do patrulhamento 24 horas e sistema OCR – que faz o reconhecimento óptico dos caracteres das placas dos veículos que entram e circulam pelo município cerca de 70 veículos com queixas de furto e roubo. Esses números são do setor de estatísticas da Unidade de Gestão de Segurança Municipal.
Os números mostram ainda que o Centro de Controle Operacional monitorou neste período, cerca de 676 casos, desde acompanhamento de veículos suspeitos que foi flagrado pelo sistema OCR – até indivíduos suspeitos de delitos nos pontos em que há instalação de câmeras fixas. O CCO trabalha em conjunto com o setor de trânsito e SAMU nos casos em há registro de imagens.
A divisão de Inteligência da Informação da Unidade de Gestão da Segurança monitorou neste período, 45 milhões de veículos na cidade onde há o sistema OCR.
A eficiência e a consolidação do sistema que é controlado pelo Centro de Controle Operacional e da Inteligência da Informação da Unidade de Gestão de Segurança Municipal é uma das razões de tantos veículos recuperados.
“As câmeras de monitoramento estão instaladas em 187 pontos da cidade (102 fazem parte do OCR) e agora novas câmeras foram instaladas no bairro Santa Gertrudes. Teremos outros bairros contemplados em breve”, explica o Gestor da Unidade de Segurança Municipal, Paulo Sérgio Stel , o Jacó que elogiou o empenho das equipes de rua e do monitoramento na fiscalização dessas irregularidades.
Os atendimentos pelo 153 emergência e aplicativo 156 tem ajudado as equipes a solucionar casos de veículos suspeitos.
“Essas duas ferramentas são de extrema importância para as equipes de patrulhamento nos casos envolvendo veículos. Pedimos que os cidadãos continuem denunciando, pois o nome será mantido no mais absoluto sigilo, explica o comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno.
De março à junho, foram recebidos pela ferramentas 153 emergência e app 156, aproximadamente 3 mil solicitações de denúncias entre veículos suspeitos, tráfico de drogas, uso de cerol e aglomerações.