Educavi-Gepad chega aos alunos da Emeb Pedro de Oliveira

Publicada em 01/10/2019 às 16:28

Levar a cultura de paz para crianças, jovens e adultos é a proposta do Programa Educação para Não Violência – Grupo de Educação e Prevenção às Drogas (Educavi-Gepad) da Guarda Municipal de Jundiaí, que durante este mês de setembro esteve na Emeb Pedro de Oliveira, Vila Joana, conversando com as turmas dos 5ºs anos, totalizando 263 alunos envolvidos. O Programa foi criado em 2009, com resultados expressivos até o final de 2012, e por iniciativa do prefeito Luiz Fernando Machado, retomado e ampliado em 2017, atendendo assim as necessidades dos vários segmentos da comunidade, com orientações pontuais que venham garantir a segurança e o bem-estar.

Os GMs Amanda e José conduzem os encontros, ministrando palestras que abordam temas relacionados principalmente às drogas: os malefícios provocados à saúde e ao desempenho intelectual.

“O trabalho realizado pelos guardas municipais foi muito satisfatório para toda a equipe escolar, proporcionando aos alunos uma conversa sobre assuntos essenciais para se viver com qualidade, respeitando a vida. A presença como parceria da escola e a comunidade nos permite combater as situações de risco e a prevenção da criminalidade, completando o que tanto almejamos para o futuro de nossas crianças, que pratiquem a cultura de paz para a sociedade”, destacou Lucelia C. Rodrigues de Moura, diretora da Emeb Pedro de Oliveira.

De janeiro a agosto deste ano, o Educavi – Gepad já realizou aproximadamente 49 palestras em unidades educacionais, alcançando mais de 2.200 ouvintes, entre crianças, jovens e adultos.

“Temos uma programação pré-definida de atividades para a realização das palestras. Um trabalho de auto-conhecimento dos participantes, inteligência emocional, auto-estima, a orientação para  decisões acertivas, exercer a cidadania, onde os alunos ganharam muito com essas práticas. Fizemos uma troca de vivências muito produtiva entre discentes, equipe escolar, responsáveis e integrantes do Educavi: foi muito gratificante”, declarou a GM Nunes.

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2019/10/01/educavi-gepad-chega-aos-alunos-da-emeb-pedro-de-oliveira/