Jundiaí é destaque em Congresso Brasileiro de Guardas Municipais e Segurança Pública
Jundiaí participou, nesta quarta-feira (25), da abertura do XI Congresso Brasileiro de Guardas Municipais e Segurança Pública, realizado na cidade de Vinhedo. O evento, que acontece nos dias 25 e 26 de junho, no Castelo dos Vinhais, tem como objetivo promover, valorizar e capacitar a segurança pública municipal por meio de palestras, trocas de experiências e atividades formativas voltadas à construção de uma segurança mais próxima da população.

Além de prefeitos da região, o evento contou com a presença do deputado federal Delegado Palumbo e do deputado estadual Rafa Zimbaldi.
O prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli, participou da abertura ao lado do gestor de Segurança Municipal, Guilherme Rigo, e do comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, Cássio Nicola.
Em sua fala, Martinelli destacou a importância das Guardas Municipais para os municípios e ressaltou que Jundiaí possui uma corporação forte, estruturada e bem equipada. “Estamos trabalhando em sintonia com a Câmara Municipal para conceder poderes de fiscalização à Guarda Municipal. Este Congresso reafirma o papel estratégico das GCMs na construção de uma segurança pública mais próxima da população, capacitada e em constante evolução”, afirmou o prefeito, destacando ainda a importância da troca de experiências entre lideranças da segurança de todo o país.
Com 75 anos de atuação, a Guarda Municipal de Jundiaí se consolidou como uma das instituições mais respeitadas do país, sendo referência não apenas na região, mas em todo o Estado de São Paulo. A corporação é reconhecida pela formação qualificada de seus agentes e pelo uso de tecnologias de ponta, como armamentos modernos, câmeras de monitoramento e drones.
De acordo com o gestor de Segurança, Guilherme Rigo, os investimentos realizados têm refletido em resultados expressivos para a cidade. “No primeiro quadrimestre de 2025, registramos uma redução de 70% nos casos de homicídio doloso em comparação com o mesmo período de 2024 — de 10 para apenas 3 ocorrências. Também reduzimos os roubos em 17% e os furtos em 7,3%. Pelo terceiro mês consecutivo, alcançamos os menores índices de roubo de toda a série histórica desde 2000”, completou.
O comandante da GMJ, Cássio Nicola, destacou que a expectativa é de que o congresso contribua significativamente para o fortalecimento das GCMs em todo o Brasil. “Esse encontro tem grande potencial para gerar novas políticas, técnicas e estratégias que qualifiquem ainda mais o trabalho das Guardas Municipais em todo o território nacional”, afirmou.


Durante o evento, duas viaturas históricas da GMJ estiveram em exposição: o carro 13, de 1952, e o Fusca, utilizado pela corporação até 1997.
A expectativa é que o congresso reúna mais de 1.000 guardas civis municipais, representando 388 cidades de todo o Brasil.
Além do prefeito e da equipe de Segurança Municipal, também participaram do evento o gestor da Casa Civil de Jundiaí, Fábio Nadal, e o coordenador do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), Adalberto Ceolin.