Guarda Municipal de Jundiaí | https://gm.jundiai.sp.gov.br

Cão labrador da GMJ leva alegria ao Hospital Pitangueiras com o programa Cãoterapia

Publicada em 03/02/2025 às 11:05

Que o cão é o melhor amigo do homem, isso todo mundo já está cansado de ouvir. Mas essa fama já ultrapassou o convívio doméstico e hoje os cães são de extrema importância no campo da saúde

Exemplo disso são os cães da Guarda Municipal de Jundiaí que além de ter um papel fundamental em farejar drogas, armas e pessoas desaparecidas, tem essa missão de levar alegria e descontração para os internos.

“A alegria e a ressocialização conseguem atingir pacientes adultos e infantis”, disse a assistente social Adriana Barreto.

Nesta quarta-feira (29) guardas municipais do Canil ao lado do labrador Sírius estiveram no Hospital Pitangueiras para a primeira visita em 2025. Um dos pacientes que demonstrou essa alegria foi o interno Josué Pereira Cosmo, de 07 anos.

A reação das crianças e acompanhantes é emocionante e os benefícios podem ser comprovados nos sorrisos que a ação desperta nos rostinhos de todos. “Esse retorno é muito bom, é um projeto muito importante para a Guarda Municipal como para as crianças”, disse o guarda Madeira.

Para o subcomandante da GMJ, Dênis Berni, é importante para os enfermos, o contato com animais dóceis. “A Cãoterapia permite que cães treinados, sendo considerados extremamente dóceis, passem um tempo junto às crianças.  Há estudos que comprovam que interação com os pets, inclusive, libera hormônios associados ao bem-estar, como a serotonina, que tem efeitos tranquilizantes”, comentou.

A Guarda Municipal de Jundiaí realiza a Cãoterapia desde 2019 e desde então é presença marcante nos hospitais da cidade.

Mensalmente, os Hospitais Universitário e Pitangueiras recebem a GMJ para a visita.


Leia mais sobre
Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2025/02/03/cao-labrador-da-gmj-leva-alegria-ao-hospital-pitangueiras-com-o-programa-caoterapia/