Canil da GMJ se destaca com apreensões de entorpecentes no primeiro trimestre de 2024

Publicada em 02/04/2024 às 10:32

Os primeiros três meses de 2024 foram de muito trabalho e desafiador para os cães da GMJ.

Treinados por adestradores da própria corporação, os cães de destacaram no patrulhamento com faro e localização de entorpecentes.

Neste primeiro trimestre de 2024, foram 20 apreensões de entorpecentes que totalizaram aproximadamente 2,5 kg de drogas dos mais variados tipos (maconha, cocaína, crack e K2).

“A maioria das apreensões tem sido feitas perto de EMEBs. Realizamos o patrulhamento diário e estamos flagrando jovens e adolescentes vendendo os entorpecentes. Quase que sempre eles fogem deixando escondidos as embalagens”, disse o subinspetor Daniel da Silva.

Um dos chefes do Canil que atua no patrulhamento, subinspetor Cristiano Camargo destaca os adestradores que diariamente colocam os cães para treinamento. “Temos dois grandes adestradores que são fundamentais para esse trabalho. É um trabalho em equipe que abrange os guardas que fazem o treinamento até as equipes de rua”, comenta Cristiano.

Os cães Jacob, Red, Sirius, Gray, zeus, Sadan, Pantera, live e Barak foram os destaques nas apreensões neste período.

O cão Logan, da raça belga Malinois, conduzido pelo GM Edwin Ricardo ficou em 1º lugar na prova de agilidade no início de março na cidade de Monte Mor. “Além da prova de agilidade, nossa equipe participou de outras como de faro e abordagem. Somos reconhecidos pelo ótimo trabalho nas ruas e também pela competitividade nas provas que acontecem.

O inspetor Adilson Marestoni, responsável pelo Canil cita os cães que fazem o trabalho social da GM nas escolas e hospitais. “Somos destaques também nas escolas com nossos cães que fazem um trabalho social, alegrando o dia a dia das crianças em escolas e hospitais”, relata.

Hoje o Canil da GMJ conta com 17 cães das raças Bloodhound, pastor Belga Malinois e labrador que atuam na detecção de entorpecentes, armamento, busca de pessoas desaparecidas e terapia nos hospitais e apresentação nas escolas.

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2024/04/02/canil-da-gmj-se-destaca-com-apreensoes-de-entorpecentes-no-primeiro-trimestre-de-2024/