DESTAQUES DO MÊS
Com iniciativa da Unidade de Segurança, foi realizada nesta terça-feira (26) a homenagem para os guardas que se destacaram no mês de FEVEREIRO.
Treze guardas foram contemplados com ocorrências de vulto e que salvaram vida.
Os guardas homenageados foram:
Apoio Tático Plantão A (LEOPOLDINO, FURLAN e F.SANTOS, PEREIRA, PIERRE, DOS SANTOS, FRANCIANE, AMÂNCIO, PAULO HENRIQUE, APARECIDO)
Apoio Tático Plantão C (HONÓRIO, EDMUNDO E WINGERT)
segue o relatório das escolhas:
1 – Indicação – Comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno – BO GM 1610/2024
A Guarda Municipal de Jundiaí estourou na tarde do dia (09), na Vila Hortolândia, uma “fábrica” de drogas que fornecia entorpecentes em toda a região. No local, dois homens foram flagrados com mais de 100 quilos de drogas escondidas em um Fiat Uno.
Os guardas que integram o Apoio Tático realizavam rondas em escola municipal, na região da Vila Hortolândia e flagraram dois jovens guardando caixas em um Fiat Uno de cor escura. A ação suspeita fez com que os guardas fossem até o veículo que estava em frente à escola.
Na revista veicular, os guardas encontraram diversas caixas com as drogas contendo cocaína embalada para a venda, sacolas com maconha, crack e ainda embalagens vazias.
A dupla disse aos guardas que as drogas seriam para abastecer os pontos de venda na região da Vila Hortolândia e em toda a cidade. Uma residência na rua Itirapina indicada pelos indivíduos foi averiguada e lá mais drogas sintéticas e lança-perfume escondidas em um quarto foram apreendidas. A ocorrência foi apresentada na Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE). A dupla foi presa em flagrante pela autoridade policial.
2 – Indicação – Gestora de Segurança, coronel Carla Basson – BO GM 2285/2024
No dia 24 de fevereiro por volta das 13h20, os guardas municipais Edmundo, Honório e Wingert atenderam uma ocorrência de auxílio ao público após terem ciência por um grupo de whatsapp de guardas e PMs que um policial militar aposentado estaria com sintomas de infarto.
Em minutos os guardas chegaram até a residência dele no Jardim Tarumã e fizeram o transporte do Cabo Beserra cuja pressão arterial estava em 23 por 12 até o Pronto Atendimento da UNIMED na Av Jundiaí para os cuidados médicos.
Os guardas então deixaram o hospital sob a guarda dos policiais militares Santana e Jerry para acompanhar a evolução do quadro de saúde do colega de farda. Ao final, os policiais agradeceram a agilidade da equipe, pois o estado de saúde do Cabo Beserra era gravíssimo.
Dias depois o Cabo enviou ao comando da GMJ um elogio aos guardas informando que corria risco de morte e que teve que passar por uma cirurgia abdominal na qual uma artéria se rompeu permanecendo 10 dias na UTI.