Programa LUDICIDADANIA da GMJ inicia 2024 com mais escolas e reforço na equipe

Publicada em 25/02/2024 às 08:00

Nesta segunda-feira (26), entrando em seu terceiro ano, o programa LUDICIDADANIA da Unidade de Segurança Municipal / Guarda Municipal de Jundiaí inicia 2024 com um aumento de mais quatro escolas em sua grade de palestras.

Iniciado em 2022 com seis escolas e quase 500 crianças atingidas e 1500 alunos de nove escolas em 2023, este ano a expectativa é chegar a 2 mil alunos de 13 escolas municipais dos 4º anos.

“O objetivo é despertar nas crianças o cidadão ativo, para que elas aprendam seus direitos e deveres, atuando em uma sociedade mais sadia e de convívio melhor entre as pessoas, com abordagem de temas relevantes. Todos os módulos serão trabalhados com ações estimulando que os estudantes sejam os protagonistas”, explica o GM Douglas Barban que coordena os trabalhos junto a Unidade de Educação.

O comandante da Guarda Municipal, Benedito Marques Moreno lembrou que todos os guardas envolvidos passaram por uma capacitação, para que pudessem aplicar uma linguagem lúdica no trabalho.

Para 2024, o efetivo foi reforçado para atender as 13 escolas municipais, estão destacados para o programa, 07 guardas municipais que atuam em parceria com a Educação.

O Programa Ludicidadania é uma parceria da Unidade de Gestão de Educação (UGE) e da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM) e leva para a sala de aula a discussão sobre seus três eixos:

ü  Cidadania,

ü  Viver saudável e

ü  Comunicação não violenta.

Com temas como:

Direitos e deveres das crianças, democracia, educação no trânsito, educação ambiental, segurança, bulliying, cyberbullying e inteligência emocional.

Segundo a GMJ, no primeiro dia as EMEBs Ivo de Bona, Adelino Brandão e Marina Rinaldi estarão no roteiro de palestras com equipes divididas.

As escolas municipais contempladas com o programa 2024 são:

– EMEB Marly de Marco

– EMEB Anna Rita Alves Ludke

– EMEB Ivo de Bona

– EMEB Deodato Janski

– EMEB Adelino Brandão

– EMEB Pedro Clarismundo Fornari

– EMEB Flávio Dangieri

– EMEB Maria Angélica Lorençon

– EMEB Antônio de Pádua Giaretta –

– EMEB Marina de Almeida Rinaldi Carvalho

– ⁠EMEB Luiz Biela de Souza –