Guarda Municipal de Jundiaí | https://gm.jundiai.sp.gov.br

Divisão Florestal da GMJ participa de curso de Brigadista na Serra do Japi

Publicada em 04/12/2023 às 14:37

O projeto Olhos da Serra, em parceria com o Programa Suindara, do Instituto Cerrados, promoveu o Curso de Formação de Brigadistas Florestais na Serra do Japi. Realizado entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro, em Jundiaí (SP), a capacitação contribui para a prevenção e combate a incêndios no território que insere os municípios de Cabreúva, Cajamar, Jundiaí e Pirapora do Bom Jesus.

Com informações técnicas, aulas teóricas e atividades práticas, envolvendo representantes da Guarda Municipal, de servidores da Defesa Civil, da Fundação Serra do Japi e outros agentes, o curso orientou-se pelas formações oficiais do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

A Divisão Florestal esteve representada pelos guardas De Paula, Belloni, Samuel, Magalhães e Rodrigo.

O Curso de Formação de Brigadistas Florestais na Serra do Japi totalizou 40 horas e seguiu os moldes das formações oficiais de combate a incêndios do ICMBio. Todos os participantes realizaram Teste de Aptidão Física (TAF) e Teste no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA).

As aulas teóricas foram ministradas pelos instrutores Fernando Tizianel e Raoni Japiassu, analistas ambientais do ICMBio, na sede do Cream (Centro de Referência de Educação Ambiental), em Jundiaí.


Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2023/12/04/divisao-florestal-da-gmj-participa-de-curso-de-brigadista-na-serra-do-japi/