Guarda Municipal de Jundiaí | https://gm.jundiai.sp.gov.br

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: Patrulha Guardiã Maria da Penha da GMJ participa de seminário em São Paulo

Publicada em 29/08/2023 às 16:21

Uma equipe da Patrulha Maria da Penha, programa da Guarda Municipal de Jundiaí,  participou na última semana de um seminário contra a violência doméstica no Memorial da América Latina, em São Paulo. O evento, organizado pela Secretaria de Segurança Urbana da capital, teve como tema Guardiã Maria da Penha – Educar para Romper a Cultura da Violência e contou com diversas autoridades do estado de SP.

Durante três dias foram promovidos debates e palestras com a presença de especialistas renomados que abordaram assuntos relacionados à conscientização e os desafios na transformação do comportamento social contra a violência doméstica e familiar.

“Foi uma reflexão  na desconstrução dos preconceitos  abolindo a ideia  de que a violência doméstica é um fator natural. Todos nós devemos fortalecer a integração entre os setores públicos e a sociedade. Através da educação,  transformamos comportamento social e assim,  rompemos a cultura da violência , garantindo cidadania plena e dignidade humana” diz a chefe da patrulha Guardiã da GMJ, subinspetora Adriana Camargo.

Em Jundiaí, a Patrulha Maria da Penha fiscaliza o cumprimento de medidas protetivas por violência doméstica a partir do contato direto com vítimas e de rondas pela cidade, que efetuam um trajeto que contempla os endereços em que as atendidas residem, trabalham e outros que fazem parte de suas rotinas.

Em quatro anos de programa, cerca de 50 mil atendimentos foram realizados pela GMJ. Dentre as ações feitas pelos guardas estão as rondas, entrevistas e visitas às vítimas. Esses atendimentos superam em 60% os atendimentos feitos até 2022.


Leia mais sobre
Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2023/08/29/violencia-domestica-patrulha-guardia-maria-da-penha-da-gmj-participa-de-seminario-em-sao-paulo/