Servidor público com crise asmática é salvo por guardas municipais

Publicada em 22/08/2023 às 12:33

A asma é uma doença crônica respiratória relativamente comum: estima-se que cerca de 20 milhões de brasileiros sejam asmáticos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Os sinais são sempre os mesmos: falta de ar, chiado e tosse, mas se não for atendido rapidamente o final pode ser outro

Com o servidor público municipal Anderson Ap. Pina Franco não foi diferente. No início de agosto passou por “maus bocados” e se não fosse a agilidade e rapidez dos guardas municipais talvez o quadro seria outro.

Logo que encerrou seu expediente no final da tarde no Posto de Atendimento Médico do Paço Municipal, Anderson foi direto para sua casa na Vila Rio Branco e durante o trajeto com seu veículo começou a ter crises de asma. Na avenida Nove de Julho ele sinalizou para uma equipe de patrulhamento da GMJ que estava posicionada próxima ao Jardim Botânico.

“Notamos que ele estava com muita falta de ar, pedia-nos socorro a todo momento”, disse o GM Edson José que estava ao volante com o parceiro Costa Júnior na viatura.

Num trajeto de cinco quilômetros e com um trânsito intenso na Av Nove Julho, os guardas conseguiram chegar em minutos ao pronto socorro do hospital Pitangueiras.

“A resposta da GMJ foi muito rápida. Sou grato por estarem ali naquele momento”, disse Anderson de 42 anos e há 11 anos na Prefeitura.

Após alguns dias do ocorrido, os guardas Edson José e Costa Júnior foram visitar Anderson no Paço Municipal  nesta terça-feira (22). Com o problema controlado, ele novamente agradeceu os guardas por terem socorrido de forma tão rápida e eficiente. “Eles foram essenciais para salvarem minha vida”, finalizou.

Diariamente, equipes de patrulhamento da GMJ tem se deparado com “pedidos” de socorro. Nos últimos meses, pessoas com princípio de infarto e hipertensas, têm sido socorridas ou até mesmo, abrindo o trânsito para que motoristas com as vítimas cheguem o mais rápido possível nos prontos-socorros do município.

A GMJ está à disposição através dos telefones 153 emergência ou 4492-9060.

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2023/08/22/servidor-publico-com-crise-asmatica-e-salvo-por-guardas-municipais/