Guarda Municipal de Jundiaí | https://gm.jundiai.sp.gov.br

SERRA DO JAPI: Divisão Florestal participa de ação com entidades que atuam no combate ao fogo na Serra

Publicada em 18/08/2023 às 09:37

O projeto Olhos da Serra promoveu no último dia 10 de agosto uma oficina de gestão do fogo com a participação de representantes de entidades que atuam no combate ao fogo na Serra do Japi.

A ação, organizada na Fazenda Montanhas do Japi em parceria com o Instituto Cerrados, integra a segunda fase do projeto conduzido pelo Consórcio PCJ, que tem como objetivo primordial a preservação da Serra do Japi.

Com a participação de Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil de Cabreúva, Defesa Civil de Pirapora do Bom Jesus, Defesa Civil de Jundiaí, Fundação Florestal, Guarda Municipal – Divisão Florestal de Jundiaí, Fundação Serra do Japi e Instituto Cerrados, a oficina elencou entre muitas demandas o aprimoramento de estratégias para gestão de informação, monitoramento, e mecanismos para cooperação no combate a focos de incêndio na área do Japi.

Entre os pontos debatidos, foi fomentado entre os presentes a participação no curso de brigadista do ICMBio para combate a incêndios, que será realizado em novembro deste ano.

Neste ambiente propício à difusão de ideias, aventou-se a possibilidade da criação de uma estrutura intermunicipal que intensifique a prevenção e o combate aos incêndios florestais em um território de relevância ambiental como é a Serra do Japi.

Participaram do encontro o Inspetor Munhoz, o subinspetor Souza e os guardas Rodrigo, Belloni, Vilson e Leonardo.


Leia mais sobre
Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2023/08/18/serra-do-japi-divisao-florestal-participa-de-acao-com-entidades-que-atuam-no-combate-ao-fogo-na-serra/