SERRA DO JAPI: Divisão Florestal participa de ação com entidades que atuam no combate ao fogo na Serra
O projeto Olhos da Serra promoveu no último dia 10 de agosto uma oficina de gestão do fogo com a participação de representantes de entidades que atuam no combate ao fogo na Serra do Japi.
A ação, organizada na Fazenda Montanhas do Japi em parceria com o Instituto Cerrados, integra a segunda fase do projeto conduzido pelo Consórcio PCJ, que tem como objetivo primordial a preservação da Serra do Japi.
Com a participação de Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil de Cabreúva, Defesa Civil de Pirapora do Bom Jesus, Defesa Civil de Jundiaí, Fundação Florestal, Guarda Municipal – Divisão Florestal de Jundiaí, Fundação Serra do Japi e Instituto Cerrados, a oficina elencou entre muitas demandas o aprimoramento de estratégias para gestão de informação, monitoramento, e mecanismos para cooperação no combate a focos de incêndio na área do Japi.
Entre os pontos debatidos, foi fomentado entre os presentes a participação no curso de brigadista do ICMBio para combate a incêndios, que será realizado em novembro deste ano.
Neste ambiente propício à difusão de ideias, aventou-se a possibilidade da criação de uma estrutura intermunicipal que intensifique a prevenção e o combate aos incêndios florestais em um território de relevância ambiental como é a Serra do Japi.
Participaram do encontro o Inspetor Munhoz, o subinspetor Souza e os guardas Rodrigo, Belloni, Vilson e Leonardo.