ATENÇÃO COMÉRCIOS: Suspeito e esposa são detidos pela GMJ com notas falsas

Publicada em 18/08/2023 às 12:47

Um Fox suspeito de praticar usar notas falsas em comércios da cidade e que estava cadastrado no sistema OCR da Unidade de Segurança Municipal, foi apreendido por guardas municipais na tarde de ontem (17) durante abordagem na rodovia Engenheiro Constâncio Cintra km 61. O condutor que estava com esposa e um recém nascido foi levado até o 2º DP para averiguação .Com ele no veículo havia diversas mercadorias de uma loja de roupas, além de cédulas falsas que totalizavam R$ 1600.

Segundo os guardas, ele confessou que havia adquirido as notas pelo valor de R$ 600,00 sem dar mais detalhes. Sobre as roupas ele afirmou que havia comprado com as notas falsas e depositado o troco em sua conta bancária.

Os comércios que foram vítimas das notas falsas compareceram ao 2º DP e tiveram suas mercadorias restituídas.

O suspeito de 27 anos e sua esposa de 20 anos foram indiciados pelo crime de moeda falsa e em seguida foram liberados.

Os guardas Ícaro e Pegoraro que integram o Canil fizeram a apresentação da ocorrência. O inspetor Cássio Nicola supervisionou os trabalhos.

Viaturas do patrulhamento e da Patrulha Guardiã Maria da Penha auxiliaram na ocorrência.

Como identificar notas falsas:

Banco Central do Brasil tem seis dicas para ajudar a identificar se uma nota é verdadeira ou falsa. As dicas passam por elementos gráficos e físicos da célula, como uma marca d’água e um relevo em partes específicas.

Esses são os principais passos mostrados pelo BC:

• Marca d’água: a dica é colocar a nota contra a luz. Na parte clara, que fica no meio, vão surgir, bem fraquinhas, as imagens do número e do animal representante daquela cédula.
  • Fio de segurança: há uma linha que cruza as notas de R$ 10, R$ 20, R$ 50 e R$ 100 na vertical. Ela é escura, mas só fica visível contra a luz. Se você colocar uma luz bem pertinho da nota, vai ver o valor e a palavra “reais”.
  • Quebra-cabeças: há uma quebra-cabeças na frente da nota. Quando colocada contra a luz, o número equivalente ao valor aparece dentro desse retângulo.
  • Alto relevo: algumas partes da nota têm alto relevo, como a legenda “República Federativa do Brasil”, as laterais e os números.
  • Número escondido: tem um jeito bem menos convencional de checar. Na lateral direta, se você colocar a nota na horizontal, na altura do olho, vai ver surgir o valor.
  • E há ainda um truque de mestre: com luz fluorescente, o número de série da nota fica amarelo.
  • Elementos fluorescentes: ao movimentar a cédula, é possível observar que o número 200 se sobressai na parte frontal, a numeração de série vermelha fica amarela e pequenos fios se tornam visíveis, apresentando três cores: azul-claro, vermelho e azul-escuro.

A Guarda Municipal está à disposição da população através dos números de emergência 153 ou 4492-9060

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2023/08/18/atencao-comercios-suspeito-e-esposa-sao-detidos-pela-gmj-com-notas-falsas/