Obras do CIES estão em ritmo acelerado

Publicada em 10/08/2023 às 12:00

Com 73% das obras completadas, o novo Centro Integrado de Emergência e Segurança (CIES) na Vila Rami ganhou novo ingrediente, no final de semana: A caixa d’agua de metal, pesando 14 toneladas e com 25 metros de altura foi instalada no complexo.

“O CIES ganha forma e supera os 70% da estrutura concluída. É um complexo inovador, completo, de tecnologia de ponta e que centralizará os serviços de urgência, emergência e segurança. São investimentos robustos que atenderão toda a cidade”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.

De acordo com o gestor de Governo e Finanças (UGGF) José Antonio Parimoschi, segurança é setor de destaque nos investimentos. “São mais de R$ 60 milhões em investimento para a segurança na cidade. O CIES faz parte deste montante, que ainda engloba o Canil, na região Oeste, tecnologia, mais 200 câmeras espalhadas na cidade, além de outras ações integrantes do Plano Municipal de Segurança”, explica.

Detalhes

Para a instalação do equipamento, foi necessária a interdição da rua Cica, para estacionamento dos veículos (guindaste e carreta com a caixa d´água), além de acompanhamento de agentes da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT). “Foi um trabalho complexo que exigiu paciência dos moradores das proximidades da obra”, salientou o diretor de convênios e projetos da Unidade de Segurança (UGSM), Diógenes Torqueto Sallas Júnior.

A entrega do Centro Integrado está prevista para o início de 2024 e abrigará além da Guarda Municipal de Jundiaí, a Defesa Civil e o SAMU/SAEC, além de um moderno Centro Integrado de Controle e Comunicação (CICCOM) que servirá de sala de gerenciamento de crises. Com aproximadamente 10 mil m² de área construída e estrategicamente localizado na Avenida 14 de Dezembro e rua Cica, o CIES irá integrar as forças de segurança e de urgência e emergência, garantindo mais agilidade no atendimento, com fácil acesso para diversas regiões da cidade a partir das rodovias e marginais. Criado dentro do conceito de Cidade Inteligente, a estrutura vai contar com equipamentos modernos e qualificar ainda mais o serviço prestado à população de Jundiaí, com tecnologia de ponta e investimentos, totalizando cerca de R$ 60 milhões.

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2023/08/10/obras-do-cies-estao-em-ritmo-acelerado/