Florestal da GMJ realiza palestra sobre meio ambiente em empresa no Distrito Industrial

Publicada em 25/07/2023 às 10:48

Conscientização ambiental e mosquitos transmissores de doenças, esses foram os temas que os guardas municipais da Divisão Florestal levaram na última semana durante uma palestra para cerca de 100 funcionários de uma empresa de galvanizados no distrito Industrial. Os guardas municipais palestrantes foram: Siqueira, De Paula e Edval, sob a coordenação do Inspetor Munhoz.

“Temos um trabalho importante na Serra do Japi, 24 horas por dia no que diz respeito ao meio ambiente, que vão desde a reciclagem até o combate à incêndio e a retenção de animais silvestres. Diariamente orientamos os visitantes que querem conhecer a Serra do Japi sobre a importância de reciclar e de preservar nossa reserva de Mata de Atlântica”, disse o inspetor Paulo Henrique Munhoz, responsável pela Divisão Florestal.

Além da preservação, foi destacado na palestra os animais silvestres que são periodicamente retidos na área urbana e soltos na natureza ou mesmo aqueles que estão feridos e consequentemente levados à Mata Ciliar. “Nos deparamos com animais de diversas espécies nas áreas urbanas para fazermos a retenção e em seguida a soltura”, detalhou o inspetor.

Dentre os temas, as doenças como febre amarela e a febre maculosa também foram tratadas na palestra. Os guardas esclareceram os transmissores e os perigos em não procurar cuidados médicos.

A Serra do Japi possui 35.000 ha (hectares) como um todo onde destes, pertence à Jundiaí 17.310 ha. Neste território pertencente a Jundiaí, uma área de 20,712 km² (2.071 ha) de extensão dentro da área da Serra do Japi, que correspondente à 5%, foi transformada em Reserva Biológica

A Guarda Municipal, é a responsável pela fiscalização e preservação da Serra do Japi com equipes 24 horas por dia fazendo o patrulhamento preventivo em toda a Serra e nos bairros próximos como Terra Nova, Santa Clara, Ermida e Eloy Chaves, auxiliando inclusive na ronda escolar.

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2023/07/25/florestal-da-gmj-realiza-palestra-sobre-meio-ambiente-em-empresa-no-distrito-industrial/