R$ 15 mi: Tecnologia de ponta no novo Centro Integrado de Emergência e Segurança

Publicada em 03/07/2023 às 15:08

Câmeras de monitoramento com reconhecimento de placas de veículos e identificação de movimento de pessoas, drones e sistemas avançados para contato entre as equipes. A descrição faz parte dos investimentos que serão realizados no Centro Integrado de Emergência e Segurança (CIES) de Jundiaí, na região Sul, agregando a Guarda Municipal, a Defesa Civil, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e equipes de monitoramento do Trânsito de Jundiaí. Somente em infraestrutura, hardware e software para os sistemas de segurança, o investimento da Prefeitura de Jundiaí é de R$ 15 milhões, para atender toda a cidade. Já o investimento total na construção das sedes é de R$ 36 milhões.

“Investir em segurança faz parte do Plano Plurianual (2022 – 2025) e do nosso Plano de Governo. Além da construção dos novos prédios para abrigar a sede do Canil (Vetor Oeste) e a sede da Guarda Municipal (Vetor Sul), a intensificação no uso da tecnologia é essencial para uma cidade inteligente e garante avanços às corporações, com agilidade na prestação de serviços à população e maior sensação de segurança”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

A aquisição das 212 câmeras e implantação das instalações lógicas para a ligação de pontos em toda a cidade até a central já estão em andamento pela Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun). A companhia também é responsável pela implantação da infraestrutura para a integração dos dados entre os serviços que estarão instalados no CIES – SAMU – Defesa Civil – Trânsito – GM, além de hardware para a operacionalização do sistema, inclusive drones, que também fazem parte da estrutura lógica de segurança de grandes eventos e operações especiais. O investimento específico é de R$ 15 milhões.

“A tecnologia é equivalente às instaladas e em operação nas capitas como Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro. Os softwares disponibilizarão dados analíticos, como contagem de pessoas, fluxo, orientação e monitoramento de situações, como esquecimento de objetos, entre outros”, comenta o presidente da Cijun, Amauri Marquezi.

Inovador
O desenvolvimento do projeto para Jundiaí contou com visitas a centros de tecnologia de informação de emergência e segurança, para a projeção à realidade jundiaiense, que tem como característica, a grande quantidade de acessos e ligações com outras cidades. O Plano Municipal de Segurança também é norteador das ações para o setor. “Jundiaí tem o foco na entrega de serviços de qualidade, acesso fácil e rápido. A tecnologia é a aliada nesta tarefa. Os investimentos vêm sendo feitos desde 2017, e agora, alcança a segurança com um centro de monitoramento integrado e com tecnologia de ponta. São mais de R$ 50 milhões destinados para a segurança, conforme as diretrizes do Plano Municipal de Segurança”, comentou o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, que ainda citou a capacidade monitorar eventos e os desdobramentos em conjunto entre os serviços presentes na sede como um dos diferenciais do novo espaço, que tem previsão de término desta etapa em 18 meses.

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2023/07/03/r-15-mi-tecnologia-de-ponta-no-novo-centro-integrado-de-emergencia-e-seguranca/