Alunos da GMJ realizam treinamento de direção defensiva na pista do aeroporto de Jundiaí

Publicada em 05/04/2023 às 16:54

Treinamento com direito a utilização da pista principal do aeroporto de Jundiaí e sob o resguardo do Corpo de Bombeiros. Esse foi o cenário utilizado pela Coordenadoria de Instrução e Formação da Guarda Municipal de Jundiaí para as aulas de direção defensiva para os alunos que estão no curso de formação de guardas.

Completados dois meses de uma duração de cinco meses ou 840 horas/aula, os 56 alunos guardas vêm demonstrando vontade e certeza que fizeram a escolha certa. “No início tiveram uma série de aulas teóricas em sala de aula. Daqui até o término do curso, eles estarão cada vez mais em cenários de treinamentos práticos, o mais real possível, comenta o inspetor Dênis Berni, responsável pela Coordenadoria de Instrução e Formação da GMJ.

“Trazemos os alunos para um local amplo cujo cenário é bem parecido como vamos encontrar no dia a dia do patrulhamento, com asfalto seco e escorregadio. Tudo isso para levar até os alunos a dificuldade que é de dirigir nas mais variadas circunstâncias de pista”, disse o instrutor, GM Odair Matenauer.

O chefe da CIF, subinspetor Osvaldo Zuim destacou a preocupação da Coordenadoria em dar condições para o treinamento dos alunos. “Temos sempre a preocupação de darmos as melhores condições de treinamento para os alunos, o que é uma característica marcante da CIF. Somos gratos à concessionária que administra o aeroporto por ceder todo o espaço e mobilizar toda a área de pouso e decolagens para esse treinamento. Isso mostra a importância da Guarda Municipal para toda a sociedade”, concluiu Zuim.

Faltando três meses para o término do curso, os alunos ainda passarão por treinamentos táticos, técnicas de abordagem, aulas de tiros e legislação.

A empresa que controla o aeroporto de Jundiaí, VOA-SP, colocou-se à disposição para futuras aulas de direção.

O treinamento

O curso de direção tática ou curso de direção defensiva na GMJ tem carga horária de 38 horas/aula. É estendido para toda a corporação. São treinamentos em pista, tentando trazer a realidade do dia a dia, onde são cobradas as posições dentro do veículo, corrigindo vícios, com o correto uso da frenagem, desvios de obstáculos e posicionamento de viaturas em parada de ocorrências, procurando assim melhorar as habilidades, controle de viatura com a mais absoluta segurança.

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2023/04/05/alunos-da-gmj-realizam-treinamento-de-direcao-defensiva-na-pista-do-aeroporto-de-jundiai/