Ação na Ponte São João foca na segurança e no acolhimento

Publicada em 28/03/2023 às 09:13

Uma ação conjunta entre Guarda Municipal, Polícia Militar e órgãos da Prefeitura de Jundiaí aconteceu na quinta-feira (23) em bairros da região da Ponte São João. Foram contabilizadas 29 abordagens sociais às pessoas em situação de vulnerabilidade pelos guardas municipais que ofereciam os serviços sociais da Prefeitura e recâmbio para as cidades de origem. Desses, apenas um que estava transitando pela rua Lima sem ter residência fixa na cidade,  aceitou a oferta social e foi encaminhado à Casa de Passagem.

Concomitante ao trabalho da GMJ com foco em abordagens sociais, equipes do 49º Batalhão da Polícia Militar detiveram um suspeito na Avenida José Maria Whitaker com dezenas de passagens policiais e que estava sendo procurado pela justiça. Na rua José de Fiori, na Vila Joana, o Apoio Tático da GMJ recuperou um Fiat Uno que havia sido furtado em Campo Limpo Paulista. A proprietária foi localizada pelo Setor de Inteligência da Informação da Unidade de Segurança e agradeceu o empenho da equipe.

Recâmbio foi ofertado aos moradores em situação de rua

Com o apoio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), um caminhão do departamento de Limpeza Pública (LIMPUB) foi chamado para fazer o recolhimento dos entulhos existentes próximo da área com pontos de consumo de drogas.

No final do dia, agentes da Fiscalização do Comércio e guardas fiscalizaram um espaço no Jardim São Camilo funcionava de forma ilegal. “Estamos trabalhando de forma integrada com as forças policiais e órgãos municipais no combate à criminalidade na região da Ponte São João. Temos diversas demandas de pessoas em situação de vulnerabilidade que de alguma forma acabam assustando os moradores e, às vezes, cometendo alguns delitos. Vamos trabalhar cada vez mais para que tenhamos uma maior sensação de segurança do bairro com ações de acolhimento e presença de equipes no patrulhamento”, reforçou o comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno.

O subcomandante da GMJ, inspetor Mauro Castro acompanhou toda a operação e parabenizou as equipes que estiveram empenhadas com a LIMPUB e na recuperação do veículo.

Números da operação

29 abordados entre eles, três do sexo feminino;
02 recambiados à Casa de Passagem;
01 veículo recuperado;
01 foragido da justiça capturado;
01 imóvel fiscalizados por agentes da fiscalização do comércio;
02 Caminhões de materiais usados por moradores em situação de vulnerabilidade recolhidos das vias;

Policiais militares do 49º Batalhão trabalharam em conjunto com os guardas

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2023/03/28/acao-na-ponte-sao-joao-foca-na-seguranca-e-no-acolhimento/