GMJ traz médicos do SAMU para treinamento de primeiros socorros para alunos guardas

Publicada em 13/03/2023 às 09:30

Alunos guardas municipais de Jundiaí que estão em período de formação, participaram na sexta-feira (10) de um treinamento e capacitação de primeiros socorros com uma equipe médica do SAMU.

Temas como traumas, parada cardiorrespiratória, engasgo, surtos psicóticos e crises convulsivas foram tratados durante o período da manhã no Centro de Treinamento Tático da GMJ no Distrito Industrial.

“São temas importantes que os guardas se deparam no dia a dia. O treinamento é fundamental para estarem preparados para esses casos, por mais recorrentes que sejam”, disse o médico do SAMU, Dr Mário Jorge. O convite para o treinamento partiu da Coordenadoria de Instrução e Formação (CIF), responsável pela formação dos guardas.

O Subinspetor e responsável pela formação dos alunos, Osvaldo Zuim Júnior, reforçou a importância da GMJ no Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). “O curso de formação de Guardas Municipais atende o que está previsto na legislação. O Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) nos coloca em situação de parceria com outras forças de segurança. O SAMU, assim como a Defesa Civil e outros órgãos policiais e sociais. É uma parceria importante com o SAMU. Em todas as turmas de formação procuramos capacitar os guardas com profissionais gabaritados, para que possamos atender a população da melhor forma possível”, disse.

Turmas receberam informações sobre os cuidados

O comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno, salientou que a GMJ realiza anualmente o estágio de qualificação profissional. “Atendemos as exigências da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça para todas as guardas municipais do Brasil com disciplinas que vão desde Primeiros Socorros até Técnicas de abordagem, Tiro Prático até Libras e legislação.

Atualmente 60 alunos guardas municipais chamados em fevereiro estão em formação. Além deles, outros seis alunos guardas de Bragança Paulista estão participando do curso de formação da GMJ.

Parceria GM e SAMU

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2023/03/13/gmj-traz-medicos-do-samu-para-treinamento-de-primeiros-socorros-para-alunos-guardas/