Guarda Municipal dá dicas de segurança para quem vai às compras ou pretende viajar

Publicada em 23/12/2022 às 14:00

Nesta época do ano, com intenso fluxo de consumidores nas ruas e as viagens de final de ano, a segurança pessoal, dos filhos e da residência são preocupação para as famílias e os cuidados precisam ser redobrados. Para ajudar a população, a Guarda Municipal de Jundiaí dá dicas de segurança para que o jundiaiense tenha mais tranquilidade ao ir às compras e para viajar sem transtornos futuros.

“Uma das dicas mais importantes é estar atento aos cuidados necessários para manter a casa segura durante os períodos em que o imóvel estiver desocupado. A participação de um parente, amigo ou vizinho é fundamental para que possa auxiliar enquanto a casa estiver vazia”, explica o inspetor Erick Streng Godoi, subcomandante interino da Guarda Municipal.

Com relação às compras, o subcomandante também reforça que os cuidados devem ser aplicados ao longo de todo o ano.

Guarda Municipal atende pelo telefone 153

Dicas:

– Evite carregar muitos pacotes ou sacolas, para não chamar atenção e evite ter as duas mãos ocupadas;

–  Evite fazer compras sozinhas;

–  Evite utilizar joias e roupas que chamem a atenção;

–  Evite aglomerações em ruas ou lojas;

–  Se for pagar em PIX, faça a transação em local reservado;

–  Bolsas, carteiras ou sacolas de compras devem ser transportadas junto e à frente do corpo, para o lado de dentro da calçada;

–  Evite retirar a carteira em público, principalmente em bares, lojas, locais de grande movimento;

–  Avise imediatamente o seu gerente em caso de perda, roubo ou extravio de cartão bancário;

–  Tenha muita atenção às pessoas estranhas que se aproximam;

–  Procure deixar luzes acesas no período. Avise um amigo, vizinho ou parente;

–  Em caso de flagrante, ou seja, se o vizinho visualizar alguma pessoa estranha na residência ou perto dela, ligue imediatamente para a GMJ 153 emergência. As ligações são gratuitas;

–  Quanto às crianças, a recomendação é que os pais identifiquem seus filhos por meio de cartão de identificação com nome, nome dos pais e telefone de contato;

Com atendimento de segunda a segunda, – inclusive nos feriados – a Guarda Municipal de Jundiaí reforça que para qualquer situação de suspeita ou ato delituoso, basta entrar em contato com os telefones 153 – Disque Emergência, com ligação gratuita; e 4492-9060, no Centro de Operações Táticas (COT). Ou por meio do cadastro no Aplicativo Jundiaí – disponível para aparelhos smartphone e IOS – onde se encontra o acesso para Segurança e Proteção do Cidadão – Emergência Guarda Municipal.

A viatura mais próxima ao local dos fatos estará se deslocando para as providências necessárias ao atendimento

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2022/12/23/guarda-municipal-da-dicas-de-seguranca-para-quem-vai-as-compras-ou-pretende-viajar/