GUARDIÃ MARIA DA PENHA: GMJ detém marido embriagado por violência contra a mulher

Publicada em 12/10/2022 às 15:03

Um homem de 40 anos foi detido no final da tarde desta quarta-feira (12) pela equipe Patrulha Guardiã Maria da Penha da GMJ suspeito de agredir a companheira de 43 anos.

O sujeito que estava embriagado foi detido pelos guardas Sampaio e Maria na Av Antônio Frederico Ozanam na Vila Nambi, após o condutor não obedecer a ordem de parada próximo do Terminal Vila Arens. A passageira apresentava marcas de agressão no pescoço e confessou aos guardas que o marido a tentou estrangular várias vezes.

Ambos foram levados até o Plantão Policial. No trajeto, o homem que estava extremamente alterado causou danos na viatura, quebrando a grade interna do veículo oficial.

O delegado ratificou a voz de prisão a ele por danos, embriaguez e violência contra a mulher.

A vítima disse que vai solicitar medida protetiva.

O veículo que conduzia ficou apreendido.

Como foi

De acordo com a GMJ, a  equipe Patrulha Guardiã Maria da Penha estava fazendo  o patrulhamento de rotina nas proximidades do Terminal Vila Arens quando foram interceptados por testemunhas, dizendo que uma Van estava sendo guiada por um motorista embriagado. Ainda segundo  testemunhas, o veículo quase atingiu  os pedestres em frente a estação de trem.

Pouco tempo depois, os guardas Sampaio e Maria que atuam no programa Maria da Penha se depararam com o veículo, porém, o motorista não obedeceu a ordem de parada dos guardas e se evadiu tomando a direção da Ponte São João.

Veículo ficou apreendido

Na altura da Vila Nambi, os guardas conseguiram fazer com que o motorista parasse. “Notei que quando a passageira desceu do veículo, ela estava com uma marca de agressão grande no pescoço, logo imaginei que ela vinha sendo agredida”, disse a GM Maria.

O programa Guardiã Maria da Penha

Segundo a Guarda Municipal de Jundiaí, que é o órgão que executa as ações encaminhadas pelo Ministério Público, foram realizadas pela Patrulha Guardiã, nestes três anos, aproximadamente 32 mil ações em prol das vítimas de violência doméstica ou familiar em Jundiaí.

O programa patrulha Guardiã Maria da Penha, foi criado por meio da Lei Municipal nº 9.231, de 01 de julho de 2019, visando o atendimento à mulher vítima de violência doméstica ou familiar que possuam medidas protetivas de urgência, e regida pelas diretrizes dispostas na Lei Federal nº 11.340, 07 de agosto de 2006, da Lei Maria da Penha.

Além da fiscalização das medidas protetivas, a patrulha atua ainda na prevenção e combate à violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial contra as mulheres, no monitoramento do cumprimento das normas que garantem a proteção das mulheres e responsabilização dos autores de violência contra as mulheres e inserção das vítimas em situação de violência e seus familiares em rede de atendimento.

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2022/10/12/guardia-maria-da-penha-gmj-detem-marido-embrigado-por-violencia-contra-a-mulher/