Guarda Municipal de Jundiaí | https://gm.jundiai.sp.gov.br

Alunos da GMJ participam de palestra na FATEC

Publicada em 05/10/2022 às 10:54

Conexão entre maus tratos a animais e a violência contra humanos. Pesquisadores americanos tratam esse “elo” desde a década de 60. Esse tema se confirma pela polícia ambiental do Estado de São Paulo, segundo fontes da própria corporação, apontando que a maioria das pessoas detidas por maus tratos a animais se conecta posteriormente a violência contra humanos.

Nesta manhã (04) a convite da gestora de Segurança Municipal, coronel Carla Basson e da médica veterinária e atualmente superintendente da Fundação Serra do Japi, Dra Vânia Plaza Nunes, o tenente Coronel da Polícia Militar, Marcelo Robis Nassaro, especialista e autor de diversas obras sobre maus tratos aos animais e violência contra as pessoas e estudioso da teoria do link, palestrou para os alunos que em breve tomarão posse do cargo de guarda municipal. A palestra aconteceu no auditório da FATEC no Complexo Fepasa.

Palestra aconteceu no auditório da FATEC

“Tive a honra de receber o convite para falar dessa violência. A idéia foi sensibilizar os alunos que futuramente irão atender esse tipo de ocorrência para que eles enxerguem a relação entre a violência doméstica e a crueldade contra animais. Não basta simplesmente atender a lei, é preciso pesquisar o tipo de ocorrência que irá atender onde as pessoas podem estar sofrendo além do animal”, explicou o tenente coronel com mais de 30 anos de experiência na polícia militar.

“O tema é muito importante, pois, o profissional da segurança pública atende áreas específicas na questão da violência doméstica e maus tratos. Tem que estar preparado a todo instante”, comenta a gestora, coronel Carla Basson.

A superintendente da Fundação Serra do Japi disse que as práticas antigas de violência contra os animais não são mais aceitas nos dias de hoje e exaltou  a palestra para servir de inspiração para os alunos.

O comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno elogiou o convidado e disse que o tema abordado vai ao encontro com os trabalhos realizados pela GMJ. “Temos o programa Patrulha Guardiã Maria da Penha que atende as demandas do Ministério Público Público e ainda as equipes de patrulhamento comunitário que se deparam com este tipo de violência. Estamos muito felizes pela palestra e principalmente pelo esclarecimento de um assunto tão complexo quanto esse”, destacou Moreno que frisou a importância de se denunciar os abusos ou práticas de violência à animais.

Ainda segundo pesquisa científica do próprio tenente coronel Robis Nassaro, 71% das mulheres vítimas da violência doméstica que procuraram abrigos para se protegerem, presenciaram seu companheiro tentando ferir ou matar seus animais.

Inspetor Dênis (esq), responsável pela formação dos alunos, ao lado do comandante da GM, gestora da UGSM, palestrante e médica veterinária

Leia mais sobre
Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2022/10/05/alunos-da-gmj-participam-de-palestra-na-fatec/