Alunos da GMJ participam de palestra na FATEC
Conexão entre maus tratos a animais e a violência contra humanos. Pesquisadores americanos tratam esse “elo” desde a década de 60. Esse tema se confirma pela polícia ambiental do Estado de São Paulo, segundo fontes da própria corporação, apontando que a maioria das pessoas detidas por maus tratos a animais se conecta posteriormente a violência contra humanos.
Nesta manhã (04) a convite da gestora de Segurança Municipal, coronel Carla Basson e da médica veterinária e atualmente superintendente da Fundação Serra do Japi, Dra Vânia Plaza Nunes, o tenente Coronel da Polícia Militar, Marcelo Robis Nassaro, especialista e autor de diversas obras sobre maus tratos aos animais e violência contra as pessoas e estudioso da teoria do link, palestrou para os alunos que em breve tomarão posse do cargo de guarda municipal. A palestra aconteceu no auditório da FATEC no Complexo Fepasa.
“Tive a honra de receber o convite para falar dessa violência. A idéia foi sensibilizar os alunos que futuramente irão atender esse tipo de ocorrência para que eles enxerguem a relação entre a violência doméstica e a crueldade contra animais. Não basta simplesmente atender a lei, é preciso pesquisar o tipo de ocorrência que irá atender onde as pessoas podem estar sofrendo além do animal”, explicou o tenente coronel com mais de 30 anos de experiência na polícia militar.
“O tema é muito importante, pois, o profissional da segurança pública atende áreas específicas na questão da violência doméstica e maus tratos. Tem que estar preparado a todo instante”, comenta a gestora, coronel Carla Basson.
A superintendente da Fundação Serra do Japi disse que as práticas antigas de violência contra os animais não são mais aceitas nos dias de hoje e exaltou a palestra para servir de inspiração para os alunos.
O comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno elogiou o convidado e disse que o tema abordado vai ao encontro com os trabalhos realizados pela GMJ. “Temos o programa Patrulha Guardiã Maria da Penha que atende as demandas do Ministério Público Público e ainda as equipes de patrulhamento comunitário que se deparam com este tipo de violência. Estamos muito felizes pela palestra e principalmente pelo esclarecimento de um assunto tão complexo quanto esse”, destacou Moreno que frisou a importância de se denunciar os abusos ou práticas de violência à animais.
Ainda segundo pesquisa científica do próprio tenente coronel Robis Nassaro, 71% das mulheres vítimas da violência doméstica que procuraram abrigos para se protegerem, presenciaram seu companheiro tentando ferir ou matar seus animais.