Prefeitura  intensifica combate ao roubo de fios em parceria com a Polícia Civil

Publicada em 22/08/2022 às 10:55

Com o objetivo de combater a receptação de fios, cabos e metais produtos de roubo ou furto por ferros-velhos que atuam de forma irregular na cidade, a Prefeitura de Jundiaí, por meio de ações integradas entre a Guarda Municipal, Fiscalização do Comércio e a Polícia Civil intensifica o cerco aos crimes. Segundo dados da Fiscalização do Comércio, entre os meses de janeiro e agosto deste ano, 49 comércios foram averiguados, o que significa uma média de 6 comércios averiguados por mês. No ano passado, entre fevereiro a dezembro, o número total foi de 28, o que representa uma média de 2,5 estabelecimentos averiguados mensalmente.

As ações acontecem com a participação de equipes da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), Polícia Civil e agentes de fiscalização do comércio da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF). Elas visam identificar e acabar com possíveis comércios ilegais de sucata que possam servir como receptação de produtos provenientes de furtos e roubos.

Ações conjuntas são realizadas de maneira multiplataforma para coibir o furto e o roubo de fios entre outros materiais

“A situação está ficando insuportável. Por isso ampliamos para toda a cidade as ações de fiscalização e combate a esses  comércios irregulares, sempre junto com a Guarda e com apoio da Polícia Civil. Jundiaí está investindo pesado em inteligência e tecnologia com a instalação de mais 300 câmeras de monitoramento espalhadas pela cidade e recentemente, o prefeito ampliou o quadro da GM em mais 50 guardas, com o objetivo de entregar à população uma cidade com maior sensação de segurança”, comentou o gestor de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi.

O gestor também lembra da ação realizada, na última semana, em pensões, com foco na identificação de possíveis crimes como tráfico de drogas e prostituição. A população pode ajudar denunciando os  delitos pelos telefones 153 ou 4492-9060.

Operação conjunta tem por objetivo reduzir comércios irregulares que podem ser receptadores de material produto de furto ou roubo

Ação

Na manhã de sexta-feira (19) uma nova etapa da Operação Ferro-Velho foi realizada na região do bairro do Retiro e do Jardim São Camilo, com o objetivo de fiscalizar comércios de sucatas. O saldo final foi de seis estabelecimentos visitados, sendo cinco deles multados por descumprimento de notificação e fechados. Os valores aplicados foram de R$ 2.007,60 para quatro comércios. O outro foi multado em R$ 4.015,20, por reincidência.

“Estamos acompanhando esta ação integrada que vem ocorrendo sistematicamente. Além de mantermos a integridade física dos agentes durante as fiscalizações, fazemos buscas de mercadorias de procedência duvidosa ou ilícitas”, comenta a subinspetora da Guarda Municipal de Jundiaí, Valéria Lorenti.

“Sempre importante lembrar que receptação também é crime, por isso realizaremos novas ações com o intuito de coibir essa prática em nossa cidade”, completou o comandante da GMJ, Benedito Marco Moreno.

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2022/08/22/prefeitura-intensifica-combate-ao-roubo-de-fios-em-parceria-com-a-policia-civil/