Forças de Segurança realizam ações em comércios irregulares de sucatas

Publicada em 28/03/2022 às 09:28

Uma operação com as forças de segurança e agentes da prefeitura de Jundiaí ,realizaram, na noite desta quinta-feira (24), uma ação integrada de fiscalização com foco nos comércios ilegais de sucatas nos bairros Jardim São Camilo e Vila Aparecida. O trabalho faz parte do plano de ação de revitalização da região da Ponte São João.

Aproximadamente 15 agentes – entre fiscais do comércio, guardas municipais e policiais militares – fiscalizaram esses comércios que atuam irregularmente. Além de não possuírem alvará da prefeitura, alguns deles compram objetos que são produtos da criminalidade, como fios de cobre e outros.

A GM está alinhada com as forças policiais para intensificar ações como blitz, fiscalizações de ferros velhos e operações “pancadão”

“Nossas ações são permanentes e não têm data para acabar”, destaca o comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno. “São operações conjuntas para reduzir a criminalidade e trazer mais sensação de segurança à comunidade.”

A gestora de Segurança Municipal (UGSM), coronel Carla Basson, ressaltou o empenho dos policiais e guardas na busca de criminosos. “Estamos alinhados com as forças policiais para intensificar ações como blitz, fiscalizações de ferros velhos e operações “pancadão”. Temos obtido ótimos resultados com essa integração. É importante que as pessoas denunciem as ações desses marginais através dos telefones de emergência, o 153 da GM e o 190 da Polícia Militar.”

Dos diversos locais vistoriados na noite de quinta (24), em um deles o proprietário não tinha o alvará e foi multado em cerca de R$ 2 mil. Nenhum material de origem da criminalidade foi apreendido. Moradores elogiaram as ações noturnas e agradeceram os policiais e guardas presentes.

Em 26 de fevereiro, ocorreu uma prestação de contas para os moradores da Ponte São João, no salão paroquial do bairro. Na ocasião, foram detalhados o Plano de Ação intersetorial e as medidas aplicadas pelas equipes de segurança municipal, polícias Militar e Civil, fiscalização do comércio, infraestrutura e serviços públicos, também de abordagem social e consultório de rua.

Ao todo, a partir do programa Bairro Seguro, foram feitos mais de 200 atendimentos durante patrulhamento. Esse trabalho, feito com duas viaturas fixas e pela base comunitária, contou com reforços de blitz e operações saturação e pancadão.

Entre os investimentos e obras já realizados ou previstos para a região da Ponte São João foram destacados:

• As bases comunitárias da GMJ;
  • Substituição de todas as 281 luminárias do bairro por lâmpadas de LED;
  • Construção de mais de 2 mil metros quadrados de muros nas ruas Graff, Dino, Ângelo Rivelli e avenida José di Fiore;
  • Demolição de imóvel abandonado na rua Dino;
  • Requalificação e pavimentação da avenida José di Fiore;
  • Ações de limpeza e remoção de objetos volumosos, a reforma e ampliação da Nova UBS São Camilo e a obra do Pronto Atendimento e Clínica da Família Ponte São João;
  • Ações do programa Jundiaí Empreendedora, para o estímulo do comércio local;

Além disso, no bairro há atualmente 12 câmeras de videomonitoramento, e está prevista a instalação de mais dez equipamentos e outros 35 na região Leste como um todo, investimento de mais de R$ 1,7 milhão.

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2022/03/28/forcas-de-seguranca-realizam-acoes-em-comercios-irregulares-de-sucatas/