Guarda Municipal de Jundiaí completa 72 anos com quase 12 mil ocorrências atendidas em 2021

Publicada em 25/11/2021 às 15:23

A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) completa nesta quarta-feira (24), 72 anos. Criada em 24 de novembro de 1949, A GMJ teve como patrono o vereador Lázaro de Almeida durante a gestão do prefeito Vasco Antônio Venchiarutti no final dos anos 40 e início de 50.

O prefeito Luiz Fernando Machado enfatiza que Jundiaí tem uma das Guardas Municipais mais bem preparadas e treinadas do estado. “Temos orgulho da GMJ. Vimos a corporação evoluir ao longo desses 72 anos. Temos como compromisso investir em formação, fardamentos, viaturas e, especialmente, em inteligência e isso está sendo executado perfeitamente. Jundiaí é a 6ª cidade mais segura – de acordo com dados do Atlas da Violência, 2019 – entre as de médio porte do país, graças a nossa Guarda Municipal que está 24 horas cuidando da população jundiaiense”, declarou.

Tendo que se adaptar a um novo cenário, a Guarda Municipal prestou nestes quase dois anos de pandemia apoio às diversas unidades municipais e principalmente não deixou de atender o maior patrimônio que são os munícipes. Foram quase 28 mil rondas realizadas neste ano.

De janeiro até outubro, a Guarda Municipal de Jundiaí atendeu quase 12 mil ocorrências criminais e não criminais sendo que somente o atendimento de aglomeração de pessoas em meio à pandemia foi de 1082 registros.

Em atendimento a Unidade de Promoção de Saúde, a GM registrou 418 escoltas de vacinas da COVID- 19 às unidades de Saúde.

Os números vão mais longe: apoio e proteção aos fiscais de comércio, policiamento em próprios municipais e apoio a outros órgãos municipais somam 800 atendimentos até agora.

Evento solene na ESEF – 72 anos GMJ

Reclamações de som alto (conhecido como pancadão) foram quase que totalmente solucionadas nos Bairros São Camilo e Jardim Tamoio, através das ações em parceria com a Polícia militar após muitas reuniões chefiadas pela Unidade de Segurança Municipal. Foram realizadas até agora 98 ações de combate ao pancadão.

De acordo com a Gestora de Segurança Municipal, coronel Carla Basson, a integração e trabalho das equipes que compõem a segurança municipal são frutos dos ótimos frutos colhidos neste período. “Desde que assumi a unidade de gestão no início do ano, passamos a ter contatos e reuniões constantes sobre as demandas da segurança no município. Fizemos a integração com as forças policiais em diversas ações de presença e de combate à criminalidade. Os esforços estão dando certo e não vão parar por aí”, explicou Carla Basson.

O comandante da GM, inspetor Benedito Marcos Moreno, destacou a dedicação e profissionalismo dos guardas neste período de pandemia. “A pandemia foi e ainda é um grande desafio para as forças de segurança pública, que não pararam um minuto de trabalhar. Nós tivemos que nos adaptar aos protocolos de segurança e ainda ter que conviver com o temor de uma possível contaminação. Orgulho-me em comandar uma guarda com profissionais tão dedicados e incumbidos com um único propósito, o de proteger nosso munícipe”, destacou Moreno.

Evento contou com tradução em libras com a tradutora GM Arenhardt

Investimentos e ações da Unidade de Segurança Municipal em 2021

* Em 2021, a Guarda Municipal recebeu duas novas bases comunitárias para o patrulhamento na região do Centro e Ponte São João. Foram atendidas até agora, 2900 ocorrências nessas regiões. As viaturas foram compradas através de emenda parlamentar, bem como duas motocicletas e computadores que estão sendo utilizados no setor de inteligência da informação da Unidade de Segurança.

* No início deste ano, foram incorporados na GM, 23 novos guardas que passaram por um período de cinco meses de treinamento. Mais 17 estão sendo formados e estarão nas ruas a partir de janeiro deste ano.

* Além disso, foi anunciada ainda a construção da nova sede do Canil da GM que está sendo construída no bairro do Medeiros com a conclusão das obras no primeiro semestre de 2022.

* Outro anseio dos guardas também foi anunciado, a nova sede da GM que será na av 14 de dezembro. A contratação da empresa que irá fazer as obras está em fase final de licitação.

* Novos cursos de capacitação para os guardas

* Construção de uma plataforma interna da GM para aulas online desenvolvido graças a habilidade e dedicação de profissionais da corporação. A plataforma online CIFEAD está sendo utilizada pelos guardas seguindo as normativas da Secretaria Nacional de Segurança Pública através da matriz curricular nacional. O estágio de qualificação profissional é uma obrigatoriedade do Ministério da Justiça estabelecido em 2003

* O programa Guardiã Maria da Penha completou dois anos neste ano e vem sendo uma referência na região com 265 atendimentos de medidas protetivas em andamento.

Participaram do evento o delegado da Policia Federal, Paulo Víbrio Jr, Prefeito de Cabreúva, Antonio Mangini e a primeira Dama Valdirene Mangini, comandante do Segundo Policiamento do Interior, Coronel Renato Nery, Comandante do 12 GAC tenente coronel William Henrique Bovi Megale, vice-Prefeito Gustavo Martinelli, Vereador Antônio Carlos Albino representando o presidente Faouaz Taha, Promotor do GAECO, Dr José Cláudio Tadeu Baglio, Delegado Seccional de Polícia Dr Luiz Carlos Branco Jr, Comandantes dos Batalhões da Polícia Militar 11º e 49º, presidente da ACE, Mark Willian, além de integrantes das equipes de Segurança de Várzea Paulista, e Caieiras.

Confira as fotos do evento

Aniversario GM_72 Anos (159)

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2021/11/25/guarda-municipal-de-jundiai-completa-72-anos-com-quase-12-mil-ocorrencias-atendidas-em-2021/