Guardas em formação conhecem a rede socioassistencial para a população em situação de rua

Publicada em 12/11/2021 às 09:25

Os novos guardas municipais em processo de formação participaram, na manhã desta quinta-feira (11) de uma atividade formativa sobre a rede socioassistencial voltada à população em situação de rua. O encontro foi realizado na futura sede da Casa de Passagem, localizada próxima ao Complexo Argos, e contou com a participação dos 23 novos agentes, dos quais 16 da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), seis da corporação de Itatiba e um de Amparo.

A atividade foi conduzida pelo inspetor Dênis da GMJ; pelo coordenador do Centro Pop, João Guilherme Santos, e pela assessora Renata Mangieri, da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS); e pelo diretor do Departamento de Limpeza Pública da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Márcio Moraes.

Além de conhecer as novas mediações da Casa de Passagem, que inclusive é um dos equipamentos onde a GMJ atua de modo intersetorial com a UGADS, os guardas em formação aprenderam sobre os protocolos e serviços disponíveis pela Rede Pop Rua, como a rede é chamada, além de dados e iniciativas, como a Operação Noites Frias e a campanha “Menos Esmola Mais Dignidade”.

Alunos em formação conheceram a estrutura das futuras instalações do equipamento

O inspetor Dênis detalhou o curso com os novos agentes. “O curso de formação possui cerca de 800 horas/aulas e dura por volta de seis meses. Durante esse período, entre atividades teóricas e práticas, são três as principais áreas abordadas: Técnicas Operacionais, Direito e Direitos Humanos. E como as grades curriculares são comuns, já recebemos há anos agentes em formação de outros Municípios, por conta da nossa estrutura”. E acrescentou: “A atividade de hoje enquadra-se nessa última área e tem como objetivo permitir que eles conheçam os equipamentos da rede, adiantando a realidade que irão viver em operação nas ruas”.

Renata Mangieri explicou a proposta do encontro. “A UGADS e a GMJ possuem uma parceria muito bem alinhada e próxima, pelo entendimento comum para a proteção do usuário. Por isso, atendemos à solicitação da GMJ, para falar principalmente dessa interface e da rede voltada a esse público.”

Um dos jovens em formação, Paulo Henrique da Silva mudou-se da capital para Jundiaí por conta da seleção no concurso da GMJ e elogiou a proposta da formação. “Prestei este concurso para a GMJ, por se tratar de uma corporação de referência e que tem uma interface interessante com a comunidade. Com esta formação, um outro mundo de conhecimento abriu-se para a nossa turma. Já conhecíamos outros serviços para a população em situação de rua, como os abrigos e a república, e hoje aprendemos mais sobre a casa de passagem, mais um degrau para que a pessoa consiga se inserir num mundo fora da realidade da rua e possa voltar a viver, para além de sobreviver.”

Um dos guardas em formação, Paulo Henrique elogiou a proposta da visita

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2021/11/12/guardas-em-formacao-conhecem-a-rede-socioassistencial-para-a-populacao-em-situacao-de-rua/