Unidade de Segurança Municipal promove palestra sobre o Outubro Rosa

Publicada em 26/10/2021 às 13:38

A Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM) promoveu na manhã desta sexta-feira (22) uma palestra alusiva ao Outubro Rosa, pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. A atividade, realizada em sua sede no Complexo Fepasa, foi voltada para as guardas femininas e funcionárias de empresas terceirizadas que atuam na Unidade, e contou com a participação de profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Corrupira.

A gestora da UGSM, coronel Carla Basson, idealizadora da palestra, ressaltou a importância do tema para as mulheres. “Este é um período de conscientização. E temos aqui a oportunidade de tirarmos dúvidas e sermos orientadas sobre a realização dos exames preventivos de forma periódica. Por isso é importante esclarecer todas as dúvidas quanto ao tema”.

Os cuidados femininos como coleta do papanicolau e exames regulares com ginecologista foram reforçados na palestra conduzida, de forma descontraída, pela enfermeira Ludmilla Brisque Santos e a farmacêutica Ana Paula Barcaro. “Abordamos os dois principais casos de cânceres nas mulheres que, atualmente, são o de mama e o do colo de útero. Falamos com uma linguagem de fácil entendimento sobre a importância dessa prevenção. Hoje a mulher absorve muitas coisas dentro de casa e acaba deixando de lado a prevenção”, explicou Ludmilla.

Atividade foi voltada para as guardas femininas e funcionárias de empresas terceirizadas que atuam na UGSM

Para os meses de outubro e novembro, a Prefeitura ampliou em 33% a oferta de exames de mamografia, sobre as 2,4 mil já oferecidas mensalmente às mulheres com mais de 40 anos da cidade. A solicitação para a realização do exame pode ser feita diretamente na UBS, sem a necessidade de consulta. Os exames são realizados no Hospital Universitário (HU) como na Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa (AFIP).

Ariane Xavier dos Santos, uma das mulheres que acompanharam a palestra, disse que já tem agendada uma consulta para prevenção e agradeceu a oportunidade de participar do evento onde tirou dúvidas sobre os temas.

Ao final, as enfermeiras foram aplaudidas pelas participantes e homenageadas com flores pela gestora.

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2021/10/26/unidade-de-seguranca-municipal-promove-palestra-sobre-o-outubro-rosa/