VIOLÊNCIA DOMÉSTICA: Guardiã Maria da Penha da GMJ realiza palestra para funcionários da Foxconn na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Publicada em 08/10/2021 às 09:14

A empresa Foxconn Brasil unidade Anhanguera em Jundiaí, recebeu nesta quarta-feira (06) a equipe da Patrulha Guardiã Maria da Penha, programa do Ministério Público cujo executor é a Guarda Municipal de Jundiaí.

Cerca de 200 funcionários da empresa (em sua maioria mulheres), puderam conhecer os trabalhos da patrulha Guardiã que visa o atendimento à mulher vítima de violência doméstica ou familiar que possuam medidas protetivas de urgência.

A palestra foi um convite da comissão que integra a CIPA da empresa – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes que está realizando diversas ações  da SIPAT, com temas voltadas a prevenção de acidentes de trabalho aos seus funcionários e a violência contra a mulher é um desses temas.

Cerca de 200 funcionários estiveram presentes acompanhando a palestra da GM

“Preocupamos-nos com a saúde e segurança de nossos funcionários e nesta pandemia com muitas pessoas dentro de casa, mulheres em situação de vulnerabilidade foram agredidas. É um tema que é uma realidade e é importante transmitirmos isso às nossas funcionárias e principalmente sabermos que estamos amparadas por este programa”, explica a presidente da CIPA Fabiana Romão.

A subinspetora, chefe da equipe Guardiã Maria da Penha, Arlete Leite Loschiavo, falou como é o trabalho e lembrou que Jundiaí não possui casos de feminicídio.

“Atuamos na prevenção e combate à violência física, psicológica, sexual, moral e patrimonial contra as mulheres, além de fiscalizarmos as medidas protetivas de urgência deferidas pelo judiciário. Estamos com 165 medidas protetivas ativas que estão sendo acompanhadas diariamente pelos guardas através de rondas, entrevistas e visitas”, destacou a subinspetora chefe que reforçou o telefone 153 emergência da GM em casos de denúncias. Arlete destacou que com a criação do programa, as vítimas estão tendo mais coragem em denunciar o agressor.

Além da GM e Ministério Público, o programa Guardiã tem uma rede de atendimento que envolve ainda a Delegacia da Mulher e unidades da prefeitura, implementado pelo Termo de Cooperação Técnica de 2019 entre Ministério Público de São Paulo e Prefeitura de Jundiaí.

Ao final todos os guardas que integram a patrulha Guardiã Maria da Penha foram homenageados pela CIPA da Foxconn.

Estiveram participando da palestra sob o comando da subinspetora Arlete, os guardas José, Franciane, Bárbara e Jaila.

Subinpetora Arlete com o chefe da segurança do trabalho da Foxconn Saulo sendo agraciada
Equipe Guardiã Maria da Penha, presenteando a empresa

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2021/10/08/violencia-domestica-guardia-maria-da-penha-da-gmj-realiza-palestra-para-funcionarios-da-foxconn-na-semana-interna-de-prevencao-de-acidentes-do-trabalho/