Unidade de Segurança Municipal homenageia guardas femininas em alusão aos 30 anos do primeiro grupamento de mulheres da GM

Publicada em 19/08/2021 às 15:08

O 1º grupamento feminino da Guarda Municipal de Jundiaí, completa nesta quinta-feira (19) 30 anos de existência.

A Unidade de Segurança Municipal – UGSM, prestou uma homenagem com entrega de certificados às guardas que ainda permanecem na corporação. Das cinco guardas femininas, três delas ocupam cargo de chefia na GM.

“É de enaltecer o trabalho dessas mulheres, são trinta anos de muito trabalho, onde tiveram que superar muitas barreiras e preconceitos em setores até então formados por homens”, destaca a gestora Carla Danielle Basson que é a primeira mulher a assumir a Unidade de Segurança Municipal.

O Comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno parabenizou as guardas femininas e ressaltou a importância delas nos dias de hoje. “É fundamental o trabalho delas. Hoje temos guardas em todos os setores da GM e ainda com integrantes nas especializadas Apoio Tático e Canil”.

Dentre as cinco guardas, Solange Bielça, hoje subinspetora e responsável pela manutenção da frota de viaturas da GM, comenta a evolução dos trabalhos e a conquista da mulher dentro da corporação. “Em 1991, assim que nos formamos, fomos para o patrulhamento, porque o comandante da época acreditava em nosso potencial e conseguimos concluir muitas ocorrências com sucesso sem a participação masculina”.

O advogado criminalista, Dr Tarcísio Germano de Lemos, comandante da GM em 1991,  lembra como foi a formação das mulheres na GM.”Nós tivemos que dar à elas, aulas de direito, defesa pessoal e tiros e não demorou muito para efetuarem a primeira prisão, mostrando a predisposição para abordagem e detenções”.

Hoje são 41 mulheres que atuam na Guarda Municipal de Jundiaí,destacadas em todos os setores de trabalho da corporação.

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2021/08/19/unidade-de-seguranca-municipal-homenageia-guardas-femininas-em-alusao-aos-30-anos-do-primeiro-grupamento-de-mulheres-da-gm/