Ronda Escolar “Anjos da Guarda” acompanha alunos da EMEB Dedodato Janski em ações de desemparedamento da infância

Publicada em 30/07/2021 às 14:41

A turma do programa “Estudo é Tudo” da EMEB Deodato Janski, no Tarumã, participou de uma aula para aprendizagem de leitura e escrita diferente nesta semana. Eles caminharam pelas ruas do bairro para fazer a leitura e registro escrito de placas de rua, nomes de comércio, pinturas em muros. A atividade faz parte das ações de desemparedamento da infância, da Escola Inovadora.

Da saída até o retorno para a escola, alunos e educadores foram acompanhados pela Ronda Escolar da Guarda Municipal de Jundiaí.

A aluna Elôa Vitória da Rosa Florin, 10 anos, foi uma das mais participativas durante a atividade. “Eu achei bem legal porque conheci o nome de algumas ruas que eu não sabia. Os Guardas estavam junto e também nos ensinaram a ler a placa na frente da escola e que horário que o carro pode parar ou não e horário de atendimento. Eu gosto dessas aulas porque são diferentes e eu ainda aprendo coisas novas”, contou Elôa.

O programa “Estudo é Tudo” é voltado para alunos dos 3º ao 5º anos, que apresentam dificuldades de aprendizagem na alfabetização. O intuito da atividade pelas ruas do bairro foi abordar a importância da escrita e da leitura no cotidiano, seja uma aviso, um anúncio ou o nome de um estabelecimento. “É uma forma de se apropriar do sistema de escrita alfabética. A ideia surgiu das próprias crianças, eu sempre incentivo que eles façam a leitura do que encontram pelas ruas, e eles pediram para que a atividade fosse realizada em conjunto”, explicou Camila que fez o trajeto anteriormente para planejar a aula ao ar livre.

O subinspetor Bighetto, responsável pela Ronda Escolar da GMJ, explicou sobre o acompanhamento realizado durante as atividades de desemparedamento, que envolvem a caminhada das crianças pelo entorno das escolas. “Nós atendemos todo o ambiente escolar e esse trabalho de apoio é bem planejado para que seja elaborado e ofereça toda a segurança para os alunos e professores. Os pais podem ficar tranquilos pois as ações acontecem de maneira tranquila e segura”, afirmou.

Além das escolas estadual e municipal, a Ronda Escolar da GMJ realiza ainda patrulhamentos em centros esportivos e unidades básicas de saúde.

Somente no mês de junho, foram computadas pelas equipes da Ronda Escolar, 528 rondas pelas equipes.

Os números são do setor de estatísticas da Unidade de Segurança Municipal.

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2021/07/30/ronda-escolar-anjos-da-guarda-acompanha-alunos-da-emeb-dedodato-janski-em-acoes-de-desemparedamento-da-infancia/