Guarda Municipal lança cria plataforma digital para capacitação profissional
Foi lançada nesta segunda-feira (12) pela Guarda Municipal de Jundiaí, a plataforma de ensino CIFeAD.
Com iniciativa da Unidade de Gestão de Segurança Municipal, a plataforma com o gerenciamento da Coordenadoria de Instrução e Formação da GMJ, tem o objetivo de ensino e aprendizagem aos guardas seguindo as normativas da Secretaria Nacional de Segurança Pública através da matriz curricular nacional. O estágio de qualificação profissional é uma obrigatoriedade do Ministério da Justiça estabelecido em 2003 a partir do estatuto do desarmamento e é feita anualmente com duração de 80 horas/aula, sendo 28 horas para manuseio de armamento e tiro.
“Todos os guardas farão o Estágio de Qualificação Profissional à distância, em horário de expediente através de um link disponibilizado na intranet da GM”, explica o subinspetor Cláudio de Souza, coordenador da CIF. Ele comenta ainda que a motivação de criar a plataforma foi a pandemia. “Estamos vivendo um momento de incertezas e insegurança com a e pandemia da COVID-19, e isso foi o que motivou a criação desta plataforma, para que todos tenham a possibilidade de estarem realizando o curso de forma segura.
Ainda de acordo com a Coordenadoria de Instrução da GMJ, o corpo docente irá alimentar a plataforma com conteúdos pertinentes à matriz curricular e atuação da Guarda Municipal.
“Estamos investindo na Guarda Municipal, para que tenhamos cada vez uma guarda moderna e treinada. A capacitação é fundamental para o dia a dia do agente de segurança pública desenvolver o seu melhor em defesa na nossa população”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.
O Comandante da GMJ, Benedito Marcos Moreno elogiou o trabalho da CIF e mencionou a empenho de outros setores para que a plataforma esteja no ar.
“Tudo isso foi feito com o trabalho em equipe, desde a criação, até a gravação dos vídeos, tudo com muita dedicação e carinho em prol da corporação”, comenta Moreno.
A gestora da Unidade de Segurança Municipal, coronel Carla Basson destacou os benefícios da capacitação para a sociedade. “A capacitação reforça em manter o efetivo dos profissionais de segurança pública sempre bem preparados e com o nível de atuação elevada, trazendo benefícios para a população”.
A plataforma foi desenvolvida pelo guarda municipal Adailto Franco que atua no Centro de Processamento de Dados da Guarda Municipal de Jundiaí.