Patrulha Guardiã Maria da Penha da GMJ completa dois anos com números expressivos

Publicada em 01/07/2021 às 15:11

Instituído oficialmente em 1º de julho de 2019, a Patrulha Guardiã Maria da Penha completa nesta quinta-feira, dois anos de programa desenvolvido pela Guarda Municipal de Jundiaí, com quase 700 medidas protetivas deferidas no período. Os números do setor de estatísticas da Unidade de Segurança Municipal (UGSM) mostram ainda que desse total, 183 medidas ainda estão em andamento e 490 já foram solucionadas.

“São números expressivos, que mostram a importância desse programa para as mulheres vítimas de violência doméstica. Desde a sua criação, há dois anos, as vítimas se sentem acolhidas seja fisicamente ou emocionalmente” comenta a gestora da UGSM, coronel Carla Basson que destaca o programa Guardiã Maria da Penha de Jundiaí como referência para outras cidades que estão em processo de criação.

“Jundiaí se destacou com a formatação da Patrulha Guardiã Maria da Penha. Nosso município é referência em aperfeiçoamento profissional: a Guarda Municipal é prova isso, com mulheres, agentes de segurança pública, preparadas para atender mulheres vítimas de agressão. Os resultados obtidos nesses dois anos de atendimento provam a importância desse trabalho para a sociedade”, destacou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Segundo a Guarda Municipal de Jundiaí, que é o órgão que executa as ações encaminhadas pelo Ministério Público, foram realizadas pela Patrulha Guardiã nestes dois anos, aproximadamente 7 mil rondas e cerca de 2.500 visitas às mulheres vítimas de violência.

Corporação realiza acompanhamento de casos encaminhados pelo Ministério Público

“Uma viatura da GM está sempre à disposição com entrevistas e rondas, procurando manter a vítima segura e amparada em caso de descumprimento da medida por parte do agressor”, revela o inspetor da GM Mauro Castro Júnior, coordenador do programa.

Classificadas em graus de risco, (vermelha, amarela e verde) a Unidade de Gestão de Segurança informa que das 183 medidas protetivas que estão sendo acompanhadas pelo programa da GM, 46 medidas são as que merecem uma atenção maior, ou seja, são da faixa vermelha com um perfil preocupante dos parceiros que tem ou teve envolvimento em violência ou crimes.

O comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, Benedito Marcos Moreno, ressaltou o investimento e o aumento do efetivo na GM feito pela administração e destacou o aumento das rondas em comparação ao mês de janeiro. “Em seis meses, o número de rondas feito à vítimas aumentou em cinco vezes e tudo isso é graças ao aumento do efetivo de guardas e viaturas que tivemos no início do ano onde a Patrulha Guardiã Maria da Penha teve prioridade com a presença de mais guardas e novas viaturas e assim mais equipes nas ruas”, frisou Moreno.

Uma das vítimas dessa violência doméstica que reside no Jardim Novo Horizonte, relata a importância deste programa em sua vida e a transformação que ela teve a partir do acolhimento feito pela Guardiã Maria da Penha. “Só tenho a agradecer aos guardas. No momento em que mais precisei, a Guardiã estava do meu lado para mudar o rumo da minha história que estava tão sofrida, sou grata a eles”, disse emocionada uma das assistidas.
Além do Ministério Público, são parceiros da Guarda Municipal no programa,  o Ministério da Justiça e as unidades de gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Promoção da Saúde (UGPS), de Educação (UGE) e da Casa Civil (UGCC) de Jundiaí.

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2021/07/01/patrulha-guardia-maria-da-penha-da-gmj-completa-dois-anos-com-numeros-expressivos/