Adolescente acolhida em abrigo realiza o sonho de conhecer a Guarda Municipal

Publicada em 10/06/2021 às 13:01

Uma adolescente em acolhimento institucional realizou, na manhã desta quarta-feira (02), o sonho de conhecer a Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ). A jovem de 12 anos, afastada do convívio familiar, atualmente encontra-se na Casa Transitória, serviço de acolhimento para crianças e adolescentes viabilizado por meio da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS).

Na sede da GMJ, a jovem foi acompanhada por uma amiga e pelas equipes da UGADS e da GMJ e conheceu o funcionamento e as estruturas da corporação, como o Centro de Controle Operacional e o Canil Municipal, e interagiu com os agentes e os premiados cães das raças Pastor-belga Malinois, Labrador e Bloodhound.

Na corporação, o grupo foi recebido pela gestora da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), coronel Carla Basson, que compartilhou sua trajetória em um bate-papo agradável com a jovem. “Esta é uma carreira que exige muito estudo e muita dedicação. E a sociedade em geral ainda não está preparada para que mulheres ocupem esta função. Mas tudo isso compensa quando você consegue ajudar uma pessoa, acalmar seu coração, devolver a ela a paz e tranquilidade, ou até mesmo ter de auxiliar a realização de um parto no meio da rua, como pode acontecer. A gente pode ser o que a gente quiser se for para o bem e para uma realização de excelência, como é poder recebê-las aqui na Guarda nesta visita”.

Durante a visita, a jovem foi recebida pela gestora da UGSM

A gestora da UGADS, Maria Brant, explica que o pedido da visita foi feito durante uma reunião, quando a OSC relatou o sonho da jovem, e ainda durante a reunião já pôde ser agendado. “Visitas como esta precisam acontecer para ampliar o repertório dos jovens acolhidos. É maravilhoso poder realizar um sonho e contribuir tanto para a construção de boas referências em suas vidas”.

O serviço de acolhimento institucional de crianças e adolescentes é oferecido pela Prefeitura por meio de 55 vagas compradas em duas Organizações da Sociedade Civil (OSC) no Município: a Casa Transitória e a Casa de Nazaré. Além dessas vagas, o Município dispõe ainda do serviço de Família Acolhedora, como alternativa ao modelo institucional, em que o acolhimento provisório é realizado por famílias inscritas e capacitadas.

A adolescente encerrou a visita com um incentivo a mais para realizar seu sonho. “Desde os meus seis anos sonho em fazer parte da Guarda Municipal de Jundiaí e até hoje não me imagino fazendo outra coisa de adulta. Andar de viatura, fazer operações e enquadramentos, são todas coisas que me vejo fazendo. E esta visita serviu para me animar e mostrar que, apesar dos desafios, é algo que vai valer a pena”, comemorou.

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2021/06/10/adolescente-acolhida-em-abrigo-realiza-o-sonho-de-conhecer-a-guarda-municipal/