Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Municipal é referência para corporação de Caieiras

Publicada em 14/05/2021 às 14:00

Referência em toda a região, a Patrulha Guardiã Maria da Penha da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) tem servido de modelo para corporações de outros Municípios que buscam, durante o processo de pesquisa ou de implantação, de treinamento e capacitação. Entre esses Municípios paulistas estão Itupeva, Cabreúva, Cajamar, Itatiba e Peruíbe e o Município mineiro de Lagoa da Prata.

Na última semana, representantes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Caieiras participaram de treinamento com a corporação jundiaiense e foram às ruas para acompanhar o funcionamento das visitas às vítimas.

Lançado há menos de dois anos, a Patrulha é um programa da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM) voltado ao acompanhamento pela GMJ de mulheres vítimas de violência doméstica com medida protetiva de afastamento do agressor.

Representantes da GCM de Caieiras acompanharam a GMJ em visitas às mulheres atendidas

A gestora da UGSM, coronel Carla Basson, frisou a importância do fortalecimento dos agentes envolvidos e do conhecimento da rede de atendimento. “Já capacitamos e treinamos sete Municípios por meio deste importante programa, com a tendência de que crescimento. Infelizmente a violência contra a mulher está em toda parte e precisamos dar essa resposta à sociedade e, ainda mais, às vítimas de violência doméstica”.

As subinspetoras da GCM de Caieiras Vilma e Lilian, que irão coordenar o programa nesse Município, elogiaram o trabalho em Jundiaí. “Ficamos felizes em saber da importância dos agentes e a tranquilidade que uma visita traz às mulheres vítimas nesse momento de vulnerabilidade.

De acordo com a GM Andréia Melo, de Jundiaí, além da capacitação, as visitas e entrevistas dos agentes às vítimas são de grande importância. “Com a retomada das visitas às vítimas após um período de acompanhamento remoto por conta da pandemia, notamos a tranquilidade que isso trouxe às vítimas”.

Equipes de Jundiaí Guardiã Maria da Penha e guardas de Caieiras

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2021/05/14/patrulha-guardia-maria-da-penha-da-guarda-municipal-e-referencia-para-corporacao-de-caieiras/