Canil da GMJ participa de módulo de simulação de faro no Aeroporto Internacional de Guarulhos
O Canil da Guarda Municipal de Jundiaí participou no último final de semana na cidade de Guarulhos, do 3º módulo do Seminário Anual de Mantrailing que é uma modalidade de trabalho de faro com cães policiais de busca e resgate de pessoas desaparecidas. Os guardas Silvio Francisco, Rodolfo Batista e o guarda adestrador Marçal Bonança estiveram representando o Canil.
As simulações ocorreram no saguão do Aeroporto Internacional de Guarulhos. A equipe da GM utilizou nos treinamentos a fêmea Live de 4 anos da raça Bloodhound, mais conhecida como Cão de Santo Humberto, especialista no faro de pessoas desaparecidas.
A Live foi exposta a diversas situações que simulavam uma ocorrência real, obtendo resultado positivo nas trilhas em que participou. As simulações ocorreram nas esteiras de bagagens do aeroporto.
O Inspetor responsável pelo Canil da GM, Erich Streng Godoi, diz que a capacitação e o treinamento dos cães são fundamentais para que a população tenha um serviço de qualidade.
“Este segmento de Mantrailing em nossa instituição tem contribuído para que equipes de Canil tenham êxito em apoio a outras instituições de segurança pública na localização de pessoas desaparecidas, isto é muito recompensador para nós. Manter essa equipe de guardas municipais se aprimorando constantemente faz parte do compromisso sério de oferecer um serviço de alta qualidade para a população”, ressalta.
Participaram do evento além da Guarda Municipal de Jundiaí as guardas de Guarulhos, Itu, São Roque, Santana do Parnaíba, Campinas, Mogi Mirim, Sorocaba, Teresópolis (RJ), 3° BAEP (Batalhão de Ações Especiais) da Polícia Militar de Taubaté, além de bombeiros de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Também estiveram presentes representantes da sociedade civil de Araçoiaba da Serra, Embu das Artes, Sorocaba e a Defesa Civil de Itapira, entre outras cidades. Os participantes ficaram alojados no Complexo Vila Tijuco da GCM de Guarulhos.
O Canil da GMJ é requisitado com freqüência para apoiar outras cidades na busca por pessoas desaparecidas. Somente em 2020, cerca de 10 cidades tiveram a presença da fêmea Live para que trilhasse os locais na busca por pessoas. De acordo com o Canil, os guardas condutores utilizam do odor específico de cada indivíduo para que seja localizado.
Em fevereiro deste ano na cidade de Artur Nogueira, O Canil da GMJ e de outras forças de segurança fizeram buscas a um idoso de 74 anos que estava desaparecido há alguns dias. Com o empenho das equipes, o idoso foi localizado em meio à mata numa região rural.

