Patrulha Guardiã Maria da Penha: Programa da GMJ apresenta seus trabalhos em Itupeva

Publicada em 18/01/2021 às 13:32

O programa Guardiã Maria da Penha da Guarda Municipal de Jundiaí esteve na manhã desta quinta-feira (14) na Câmara Municipal de Itupeva apresentando o programa de acompanhamento às mulheres vítimas de violência doméstica.

O convite, partiu da vereadora  Ana Paula Marciano que em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Social querem implementar o Programa em Itupeva.

“A Patrulha Guardiã Maria da Penha de Jundiaí é referência para nossa região. O projeto já está pronto, estamos contando com a parceria da Guarda Municipal de Jundiaí para capacitar os guardas de Itupeva que farão parte do programa. Para nós mulheres é de fato algo que valoriza a mulher, que acolhe e protege a mulher e estamos vendo esse trabalhar funcionar muito bem em Jundiaí”, explica a vereadora.

A GM Andréia Melo, coordenadora do Programa Guardiã da GMJ apresentou aos vereadores e representantes do executivo, como é o trabalho da patrulha e os resultados expressivos que o programa vem colhendo desde julho de 2019 quando foi implantado na cidade.

“De Julho de 2019 até agora, foram 494 medidas protetivas encaminhadas para a GM, dessas, 253 foram visitas realizadas pela nossa equipe às vítimas. Neste período, foram 122 flagrantes de descumprimento da medida protetiva”, disse Melo.

A guarda ressaltou que o descumprimento da medida protetiva é crime e pode levar o Juíz a decretar a prisão do autor da violência, baseado na lei 11.340/2006, da Lei Maria da Penha.

A Patrulha Guardiã Maria da Penha foi promulgada pelo Prefeito Luiz Fernando Machado em 1º de julho de 2019 sob a Lei nº 9.231.

A Patrulha Guardiã Maria da Penha está à disposição através dos telefones 153 emergência ou 4492-9064, ou ainda pelo email: guardiajundiai@jundiai.sp.gov.br

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2021/01/18/programa-guardia-maria-da-penha-da-gm-apresenta-seus-trabalhos-em-itupeva/