Denúncia faz GMJ apreender dezenas de aves silvestres no Jardim Santa Gertrudes

Publicada em 06/08/2020 às 13:10

Equipes da Guarda Municipal de Jundiaí apreendeu nesta manhã (06) quase uma centena de gaiolas e cerca de 80 pássaros silvestres que eram mantidos em cativeiro numa residência no Jardim Santa Gertrudes.

O homem de 45 anos que mantinha essas aves foi multado em R$ 270mil por reter os pássaros o que é proibido pela lei de crimes ambientais, dentre eles, papagaios e canários, grande parte delas em maus tratos.  A operação de apreensão das gaiolas movimentou cinco viaturas do patrulhamento, da Divisão Florestal e ainda duas pick ups da GM para o transporte até a Mata Ciliar.

As gaiolas enfileiradas na residência

A descoberta

O Centro de Operações Táticas da GMJ – 153 através do GM Jorge Luíz recebeu uma denúncia de um morador de que em uma residência na Rua Ari Normanton haviam diversas espécies de aves em cativeiro, algumas em estado de maus tratos.

Uma equipe da GM composta pelos guardas Ramalho e Paulo César foram averiguar a residência e constataram as aves e gaiolas em corredores e cômodos. Equipes da Florestal foram apoiar a ocorrência.

Foram contabilizadas 76 aves silvestres (canários, calopsítas, papagaios e trinca-ferro) e ainda diversas gaiolas vazias. O proprietário da residência disse que era apenas um hobby manter os pássaros dentro de casa. A Polícia Militar Ambiental foi chamada e após a constatação, aplicou uma multa de R$ 270 mil  ao proprietário pela retenção dos pássaros.

Guardas e veterinários da Mata Ciliar

Os pássaros (alguns deles com ferimentos) foram levados até a Associação Mata Ciliar. “Elas permanecerão em quarentena e nesse período iremos acompanhar a evolução de cada uma delas”, disse a veterinária Débora Rodrigues.

A ocorrência foi registrada no 6º DP.

Os inspetores da GM, Adilson Marestoni e Lacerda Petrachin acompanharam a ocorrência.

Guardas na Mata Ciliar

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2020/08/06/denuncia-faz-gmj-apreender-dezenas-de-aves-silvestres-no-jardim-santa-gertrudes/