Guarda Municipal divulga balanço das ocorrências nos últimos quatro meses

Publicada em 16/07/2020 às 14:46

A Guarda Municipal de Jundiaí divulgou nesta semana, um balanço dos trabalhos realizados de março (inicio do decreto de calamidade pública) até o mês de junho.

Segundo os números do setor de estatísticas da UGSM – Unidade de Gestão de Segurança Municipal, neste período de abertura de apenas serviços essenciais, foram prestados 196 apoios à fiscalização do comércio para o cumprimento do decreto. No que diz respeito à aglomeração de pessoas, foram feitos 414 atendimentos pelos guardas em toda a cidade.

“Tivemos e estamos tendo uma grande demanda com relação a aglomeração de pessoas. Nossas equipes estão atendendo 24 horas por dias, graças às denúncias de munícipes e com o anonimato garantido”, explica o comandante da GM, Benedito Marcos Moreno.

Pelo telefone emergência 153 e aplicativo 156 da prefeitura, o Centro de Operações Táticas – COT atendeu 3.199 solicitações, todas elas respondidas.

Outros números importantes divulgados pela GM foram os atendimentos dos programas Bairro Seguro – Ponte São João e Centro Seguro. Com equipes fixas a pé e com viaturas, foram 452 atendimentos nestes dois programas, seja criminal (direcionado para o distrito policial) ou não criminal.

“Com esses programas, estamos mais próximos dos comerciantes em dois importantes eixos comerciários da cidade, mantemos contatos diários com a população estabelecendo vínculos de confiança e isso facilita a comunicação em caso de necessidade”, explica Dênis Berni, inspetor responsável pelos programas.

As mulheres vítimas de violência domésticas também tiveram o acompanhamento da equipe Guardiã Maria da Penha da GM. Foram 114 mulheres atendidas pelo programa que completou um ano no dia 1º de julho com números expressivos, totalizando 298 assistidas neste primeiro ano.

O combate ao “pancadão” com ações entre a Guarda Municipal de Polícia Militar nos últimos quatro meses, somam 20 operações conjuntas. Bairros como Jardim São Camilo, Jardim Fepasa, e Jardim Sorocabana foram os alvos dos agentes que responderam as inúmeras denúncias pelo 153 e 190 de som alto e perturbação de sossego.

O trabalho em conjunto com as forças de segurança se refletiu na Serra do Japi com 80 ações para orientação em manter o distanciamento social e uso de máscara aos freqüentadores da Serra do Japi no bairro Santa Clara.

Outros números de março à junho

– 14 incêndios combatidos pela Divisão Florestal

– 112 pessoas presas em flagrantes pela GM

– 32 kg de drogas apreendidas

– 72 veículos recuperados através do patrulhamento e sistema de câmeras OCR

“São números expressivos que mostram o empenho e a efetividade dos guardas envolvidos tanto de rua quanto internamente. É um trabalho sério e com um objetivo único, de atender e servir a população” comenta o Gestor da Unidade de Segurança, Paulo Sérgio Giacomelli Stel, o Jacó.

GM equipada e com novas viaturas

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2020/07/16/guarda-municipal-divulga-balanco-das-ocorrencias-nos-ultimos-quatro-meses/