Ex- morador de rua se torna advogado e reencontra guarda municipal que o aconselhou

Publicada em 02/07/2020 às 14:51

Laedison dos Santos de 53 anos saiu de Salvador na Bahia em 1997 e veio para a capital paulista lutar por um sonho: ser advogado. E conseguiu concluir seus estudos.

Mas até chegar a ser um “doutor” não foi fácil. Percorreu os quase 2 mil quilômetros entre Salvador e São Paulo a pé, pois, não tinha dinheiro para pagar a viagem de ônibus.

Já em solo paulista, sem dinheiro e sem onde morar, foi se alojar nas ruas e albergues da cidade.

Ingressou na faculdade Ibirapuera no curso de Direito. Para pagar a faculdade, ganhava a vida como ambulante nos semáforos. Em 2012 conseguiu o financiamento estudantil do governo federal – FIES.

Sua história de vida ganhou notoriedade e com a ajuda do falecido apresentador Gugu Liberato conseguiu se formar.

Mas o que chamava a atenção mesmo após a conclusão do seu curso em outra faculdade, a  UNIESP, era que ele ainda perambulava pelas ruas e veio desembarcar em Jundiaí como ambulante. Em 2017, frustrado e para ganhar a vida, recolhia latinhas e objetos em um carrinho de mão no centro da cidade para vender em ferros velhos.

Isso chamou a atenção da equipe do programa Centro Seguro da Guarda Municipal instalado na praça Governador Pedro de Toledo que acompanhava todos os dias o trabalho árduo que o advogado fazia. Com a autoestima baixa, o subinspetor Da Mata ao saber da formação de Laédison,  o orientou que não desistisse do sonho de poder atuar na área de formação.

Laédison e o Subinspetor Da Matta

O guarda se reencontrou com Laédison nesta semana no centro de Jundiaí e se emocionou ao saber que o ex-morador de rua estava atuando como advogado na área previdenciária e criminal. “Fique feliz em vê-lo bem e mais ainda em saber que está trabalhando na área”. Da Mata ainda enfatizou a importância de insistir no sonho. “Ainda há esperança, vale a pena apostar no ser humano”, finalizou.

O advogado que reside na comunidade missão Belém no bairro Santa Clara em Jundiaí, agradeceu o apoio da Guarda Municipal e destacou a evolução da instituição na sua capacitação.

Elegante usando terno e gravata, Dr Laédison caminha hoje no mesmo centro da cidade onde recolhia latinhas há alguns anos, agora como advogado e com o sonho realizado.

Laédison na base da GM no centro

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2020/07/02/%ef%bb%bfex-morador-de-rua-se-torna-advogado-e-reencontra-guarda-municipal-que-o-aconselhou/