Operação Estiagem é intensificada pela Defesa Civil e Guarda Municipal

Publicada em 03/06/2020 às 13:31

A Defesa Civil de Jundiaí e a Divisão Florestal da Guarda Municipal, ao lado do Corpo de Bombeiros e de vários parceiros, atuam de forma constante e integrada para combater focos de queimadas, principalmente no período de estiagem.

Até o dia 30 de setembro, será realizada a Operação Estiagem 2020, iniciada em 1º de maio. Este período de cinco meses é marcado pela falta de chuvas, baixa umidade relativa do ar e altas temperaturas, que contribuem para o aumento de focos de incêndios.

Estão sendo priorizadas ações preventivas, além do efetivo combate às queimadas. A população pode denunciá-las e as ocorrências são direcionadas ao Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura para fiscalização e eventual autuação, segundo a Lei Municipal 8.858, de 7 de novembro de 2017.

População pode denunciar queimadas através do APP Jundiaí e pelos telefones da Defesa Civil e GM

Todo munícipe pode cadastrar seu celular, gratuitamente, para receber alertas meteorológicos da Defesa Civil via SMS. Os interessados devem enviar um SMS para 40199 com o CEP de interesse. O cadastrado passará a receber números e orientações a respeito da umidade do ar e chuvas.

Realizar queimadas pode gerar ao infrator multa de R$ 720, cobrada em dobro no caso de reincidência, e de R$ 2.880 se houver outro descumprimento da legislação. Será acrescido aos R$ 720 o valor de R$ 2 por metro quadrado de área queimada.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) mostram que, a partir da vigência da Lei Municipal 8.858, houve em Jundiaí uma redução nas queimadas. Em 2017, foram 121 casos, contra 86 no ano seguinte. A média mensal de ocorrências saiu de 10 (há três anos) para sete (em 2018).

Em 2019, esta média foi de 12 e, de janeiro a maio de 2020, o número médio registrado foi de nove ocorrências.

Como denunciar
A população tem outras formas de denunciar queimadas, seja telefonando ou usando o aplicativo de celular APP Jundiaí. As pessoas podem ligar para o 199 (Defesa Civil), 156 (Prefeitura), 193 (Bombeiros) e 153 (Guarda Municipal). “São envolvidos neste trabalho parceiros como a DAE Jundiaí, Ministério Público e as unidades de gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT)”, explicou João Osório Gimenez Germano, coordenador municipal da Defesa Civil de Jundiaí.

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2020/06/03/operacao-estiagem-e-intensificada-pela-defesa-civil-e-guarda-municipal/