Jundiaí tem uma das 38 GMs do Brasil aptas a receber recursos da União

Publicada em 08/05/2020 às 09:46
GM de Jundiaí está entre as 38 cidades credenciadas no Ministério da Justiça e Segurança Pública

O Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou a listagem das 38 cidades brasileiras com Guardas Municipais totalmente regularizadas e credenciadas a firmar convênio para receber recursos financeiros da União. A Corporação de Jundiaí está entre as GMs aptas.

Os critérios do Ministério para a definição das 38 guardas foram a Lei de Criação das GMs, edital de ingresso do último concurso de admissão, ato legal de criação de corregedoria e ouvidoria e conclusão de cadastros, entre outros.

Para o diretor de assuntos de Segurança Pública da Unidade de Gestão de Segurança Municipal (UGSM), Diógenes Torqueto Salas Júnior, com o credenciamento da GM de Jundiaí junto ao Ministério novos investimentos poderão ser trazidos para a segurança municipal.

Diógenes comentou também que a UGSM apresentou proposta para o programa Município Seguro, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para obter recursos destinados à segurança municipal.

“Nossa proposta, em sua primeira fase, foi selecionada em nível nacional e esteve entre as oito escolhidas pelo BNDES, tendo se destacado pela qualidade e abrangência do projeto apresentado. Quem ganha com isso é o município e, principalmente, a GM, que terá em breve recursos que serão aplicados na Corporação”, finaliza Diógenes.

Outro quesito importante para a escolha da Guarda de Jundiaí foi o trabalho de sucesso e destacado nacionalmente da Ronda Escolar “Anjos da Guarda”, EDUCAVI – GEPAD, a Patrulha Guardiã Maria da Penha e o programa Bairro Seguro, além do sistema de videomonitoramento existente na cidade.

Para o gestor da UGSM, Paulo Sérgio Giacomelli Stel (Jacó), isso é o resultado de muita dedicação e seriedade dos profissionais da Corporação. “É o reconhecimento e a consagração de um trabalho sério e profícuo da Unidade de Gestão de Segurança Municipal, da GM de Jundiaí e dos demais órgãos da Administração”, comenta Jacó.

Hoje no Brasil existem mais de 1.100 cidades com Guardas Municipais e quase um milhão de GMs zelando pelas cidades.

Criada em 1949, a Guarda Municipal de Jundiaí é referência nacional no monitoramento por câmeras, Canil, Ronda Escolar e Programa Guardiã Maria da Penha. Em 24 de novembro de 2019, a Corporação completou 70 anos.

Confira a lista completa das 38 cidades aptas ao convênio com a União.

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2020/05/08/jundiai-tem-uma-das-38-gms-do-brasil-aptas-a-receber-recursos-da-uniao/