Programa “Bairro Seguro” da GMJ apresenta resultados positivos

Publicada em 29/04/2020 às 09:33

Diminuir os índices no combate à violência, assim como aconteceu no “Centro Seguro”, foi assim que o  programa “Bairro Seguro” da Guarda Municipal de Jundiaí conseguiu diminuir os números de delitos com a presença mais efetiva de guardas municipais.

Uma das reivindicações antigas de moradores era a quantidade de “pancadões’ no Jardim São Camilo, o que gerava diversas reclamações.

A região que compreende a área do bairro São João e adjacências que desde o mês de dezembro de 2019 tem a presença de guardas a pé e com viaturas no patrulhamento, contabilizou no mês de março cerca de 90 ações, seja no combate ao “pancadão” ou ao fechamento de comércios irregulares e até mesmo apoiando à fiscalização do comércio, o que diminuiu em 70% das reclamações a respeito.

Desde metade do mês de março e todo o mês de abril por conta da pandemia e da manutenção do decreto municipal que liberou apenas serviços essenciais em Jundiaí, alguns números caíram drasticamente.

O atendimento ao público é o que chama a atenção. Em fevereiro, equipes do Bairro Seguro atenderam quatro chamadas de auxílio ao público, contra apenas dois em março e um de abril, uma diminuição brusca haja vista a presença constante de guardas no bairro.

Em contrapartida os números de averiguações em veículos suspeitos subiram em março. Foram três abordagens contra nenhuma em fevereiro.

Indivíduos procurados pela justiça foi outro caso que zerou nos últimos dois meses. Em dezembro e janeiro, a GMJ contabilizou quatro indivíduos capturados contra nenhum em fevereiro, março e abril.

De acordo com o Inspetor Dênis Berni, responsável pelo programa “Centro e Bairro “Seguro, a presença de equipes em locais estratégicos tem tido resultados importantes. “Nós colocamos guardas em pontos críticos da região, o que trouxe números importantes em abordagens e apreensões. Temos na grande Ponte São João pelo menos quatro pontos onde os guardas mantém a vigilância”, explica.

Segundo o comandante da Guarda Municipal, as intervenções no bairro prosseguem de maneira crescente e monitorada. “A manutenção dos trabalhos é fundamental para termos a situação sob controle. Para isso contamos com o apoio e a participação dos moradores, direcionando informações para que possamos continuar atuando de maneira pontual e efetiva”, explica Benedito Marcos Moreno.

Os dois programas da GMJ implantados no combate a criminalidade, Centro Seguro e Bairro Seguro trabalham de forma integrada com o intuito de garantir uma maior sensação de segurança aos moradores e comerciantes do Centro e Ponte São João respectivamente.

A Guarda Municipal de Jundiaí está à disposição da população através dos telefones 153 emergência ou 4492-9060 e ainda com o aplicativo 156 da prefeitura de Jundiaí.

Link original: https://gm.jundiai.sp.gov.br/2020/04/29/%ef%bb%bfprograma-bairro-seguro-da-gmj-apresenta-resultados-positivos/